Já as células NK reconhecem as células infectadas, transformadas ou transplantadas pela "ausência ou presença" das moléculas HLA em sua superfície.
Como as células T citotóxicas, células NK destroem células infectadas por virus induzindo-as a sofrer apoptose. Ao contrário das células T citotóxicas, porém, células NK não expressam receptores de antígenos, que permitem reconhecer proteínas virais na superfície das células infectadas.
As células NK são capazes de reconhecer células malignas ou células infectadas por vírus pela sua expressão reduzida de moléculas de MHC classe I, referindo ao “loss of self” ou hipó- tese do “missing-self”, também conhecida como “perda de expressão do próprio”.
O principal mecanismo de reconhecimento de células infectadas é a diminuição dos níveis de MHC classe I na superfície celular (importante na inibição de NK). As células NK podem ser um dos principais mecanismos de imunidade contra vírus no início da infecção, antes do surgimento da resposta imune específica.
As células NKs apresentam receptores de ativação e de inibição, e o balanço entre os sinais gerados por eles determina sua ativação. Uma classe de receptores pertence à superfamília das imunoglobulinas (KIR), enquanto a outra pertence à família das lectinas tipo-C.
35 curiosidades que você vai gostar
As células NK (natural killer) são células de defesa do sistema imune e apresentam a função de reconhecer células infectadas por vírus e/ou células com alterações que podem evoluir para câncer, destruindo-as.
Quando as células NK são ativadas, os grânulos contendo proteínas são liberadas ao redor da célula-alvo. A proteína perforina que esta nos grânulos, facilita a entrada de outras proteínas, também dos grânulos denominadas granzimas. Estas proteínas induzem a apoptose das células–alvos.
A resposta imunitária inata a uma infecção viral é realizada primariamente através da indução de interferons tipo I (IFN-a e IFN-b) e a activação das células NK. O RNA de dupla cadeia (dsRNA) produzido durante o ciclo de replicação – pode inducir a expressão de IFN-a e IFN-b pela célula infectada.
As células NK são ativadas através do reconhecimento dos ligantes de ativação de células NK produzidos pelas células infectadas a partir do estímulo das bactérias intracelulares. Essas bactérias também estimulam a produção de IL-12 e IL-15 pelas células dendríticas e macrófagos, que ativam as células NK.
Como surgiu o alfabeto romano?
Quanto tomar de zinco Quelado por dia?
O que tira mancha de tinta látex da roupa?
Como rir na internet em outros idiomas?
Como tomar o termogênico da MAX Titanium?
Como surgiram as principais datas comemorativas?
Como tirar manchas escuras entre as pernas e virilha?
Como podemos usar números naturais em nosso dia a dia?
Como aumentar a vitamina D de forma natural?
Como limpar o All Star branco com bicarbonato?
Quais os precursores do processo histórico da Educação Infantil?
Qual a classificação dos ossos da face?
Qual o nome da doença que deixa o pescoço preto?
Como surgiu as práticas integrativas?
Qual o melhor tereré para emagrecer?