Simmel e a atitude blasé De acordo com o sociólogo alemão George Simmel, a essência do comportamento blasé é a indiferença demonstrada no caso da distinção entre as coisas. Além disso, Simmel descreve o indivíduo blasé como sendo "incapaz de reagir a novos estímulos com as energias adequadas".
Georg Simmel visava uma Sociologia pura, uma espécie de teoria formal da sociedade que ele procurou demonstrar como fenômenos grupais. Apesar da intenção formal, verifica-se que sua concepção está ricamente saturada da visão histórica, como na Filosofia do Dinheiro ou na Filosofia da Moda.
Ao contrário da condição primitiva de luta contra a natureza, o ponto central do modo de vida moderno seria, de acordo com Simmel, uma tensão entre interior e exterior, individual e supraindividual (Waizbort 2013: 316).
A atitude blasé seria o resultado dos estímulos que são impostos aos indivíduos devido às rápidas mudanças, mas também estaria ligada à intelectualidade metropolitana.
Simmel desenvolveu a sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana (o neokantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da época) que distinguia a forma do conteúdo dos objetos de estudo do conhecimento humano.
Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). ... Mas, para Simmel, uma sociedade toma forma a partir do momento em que os atores sociais criam relações de interdependência ou estabelecem contatos e interações sociais de reciprocidade.
O que que é bom para afinar o sangue?
Qual a previsão da arroba do boi gordo para 2022?
Quem tem rinite pode ter plantas?
Qual o tipo de interação Intermolecular do etanol?
Como ocorreu a evolução da gestão de pessoas?
Quais animais que tem placas duras?
Quando mudar uma empresa de ME para EPP?
Qual é a figura de linguagem da frase chorei rios de lágrimas?
Quais as vitaminas que rejuvenesce?
Qual a unidade padrão de volume?
Quais os elementos do conceito de empresário explique?