Segundo os cientistas, um “dentista” pré-histórico parece ter raspado e removido tecidos do interior dos dentes e preenchido a “obturação” com betume, uma substância grudenta que os nossos ancestrais da Idade da Pedra usavam para criar ferramentas.
As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
Os estágios das cáries dentárias
Na Grécia e Roma Antiga, eram usados ossos e conchas de ostras trituradas. Mais tarde, no século 16, a pasta de dente adotada na Inglaterra incluía substâncias que nos aterrorizariam hoje, como pó de tijolos, porcelana e talheres triturados, além de conchas de moluscos.
O homem já usou galhos, folha e até palitos de ouro para limpar os dentes. Por um longo período as escovas eram feitas com um osso como cabo e pelos de animais como cerdas. Uma escova mais parecida com a que usamos hoje, achada por paleontólogos na Europa, tem cerca de 300 anos.
Os tipos de cárie são:
Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado. Quando a subsuperfície de esmalte está enfraquecida devido à perda de cálcio e minerais de fosfato, o esmalte é destruído, formando-se uma cavidade.
Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.
O diagnóstico da doença cárie é um processo extremamente complexo, que envolve a interpretação de um conjunto de dados provenientes dos sinais e sintomas clínicos e de exames complementares. Assim, diagnóstico pode ser definido como a habilidade do profissional em distinguir a doença por meio dos seus sinais e sintomas.
Os mais diversos e modernos métodos de detecção de cárie vêm sendo desenvolvidos com objetivo de tornar mais preciso o diagnóstico de cárie dental. Os métodos de detecção mais utilizados são os convencionais, porém a associação dos métodos proporciona melhores resultados ao exame clínico tradicional isolado.
Quando é cabível a devolução em dobro?
É necessário entubar o paciente p fazer videolaparoscopia?
Como os remédios são testados?
Qual a diferença do fixismo e da teoria da evolução?
Para que serve os pontos estelares?
Quais são os países emergentes da atualidade?
Como se deve cumprimentar as pessoas?
O que é comunicação Segundo a BNCC?
Que estrutura celular dá origem ao flagelo?
Quais são as aulas de Hogwarts?
Quais são os pecados graves e leves?
Pode levar remédio tarja preta no avião?
Quais são as doenças cardiovasculares mais comuns?
Quanto à divisão do Brasil temos?