A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e ...
Insuficiência renal
Essa é uma das principais e mais perigosas complicações da glomerulonefrite. Com a insuficiência renal, o rim perde parte sua capacidade de filtrar o sangue.
As Causas Glomerulonefrite estão relacionadas com o seu tipo, podendo ser primária, secundária, aguda ou crônica. A primeira geralmente é causada por problemas imunológicos, provocados por vírus ou bactérias. Já as secundárias estão relacionadas com doenças, como HIV, diabetes e hipertensão arterial.
A glomerulonefrite é um distúrbio de glomérulos (aglomerações de vasos sanguíneos microscópicos nos rins com pequenos poros através dos quais o sangue é filtrado). É caracterizada pelo inchaço do tecido do organismo (edema), hipertensão arterial e aparecimento de glóbulos vermelhos na urina.
O tratamento das glomerulonefrites é proposto de acordo com as características, gravidade e causas da doença e pode exigir ou dispensar o uso de medicamentos. Se não houver necessidade de prescrevê-los, a recomendação é diminuir a ingestão de proteínas, de sal e de líquidos e controlar rigorosamente a pressão arterial.
35 curiosidades que você vai gostar
O tratamento clínico envolve principalmente controlar os sintomas, preservar a função renal e tratar ime- diatamente as complicações. A terapia farmacológica depende da etiologia da glomerulonefrite aguda. Pode incluir uso de corticoide, manejo da hipertensão e controle da proteinúria.
As Glomerulonefrites podem ser classificadas em primárias, secundárias, hereditária, agudas (quando é uma situação ocasional), ou crónicas (quando são frequentes e constantes). As Glomerulonefrites primárias afetam diretamente o glomérulo, e são causadas por infeções virais ou bacterianas.
Responsável por metade das doenças renais, a glomerulonefrite consiste em uma inflamação não-infecciosa dos glomérulos dos rins, ou seja, das minúsculas estruturas compostas de vasos e fibras nervosas que respondem diretamente pela filtração do sangue.
Glomerulopatia é o nome que damos ao grupo de doenças que acometem os glomérulos, uma estrutura microscópica existente nos rins, que é responsável pela filtração do sangue e produção da urina. Existem vários tipos de glomerulopatias, sendo a glomerulonefrite (inflamação dos glomérulos) a forma mais comum.
O que define Buenos Aires como uma metrópole?
Quantas laranjas um Diabetico pode comer por dia?
Como destacar o ICMS na nota fiscal de venda?
Quais são os principais tipos de estoque?
Pode usar conversa de WhatsApp como prova judicial?
Qual é o significado do nome César?
Quanto custa uma sessão de ozonioterapia?
O que colocar em uma caixa de gordura para desmanchar a gordura?
Quem tem intolerância à lactose pode engordar?
Como virtualizar um servidor físico com Hyper-v?
Por ou pôr novo acordo ortográfico?
Pode fazer o teste de gravidez à noite?
Qual bebida e pior pro fígado?
Qual a fruta que cresce mais rápido?