Ouça em voz altaPausarO Manguezal, também chamado de Mangue, é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
Ouça em voz altaPausarÉ notório que as espécies de manguezal são classificadas como vegetação halófita (TOMLINSON, 1986; PARIDA; JHA, 2010), pois crescem e se reproduzem na presença de sal. Alguns autores as classificam como halófitas facultativas, pois seu crescimento ótimo ocorre em baixa salinidade (TOMLINSON, 1986; PARIDA; JHA, 2010).
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue:
Ouça em voz altaPausarEm um manguezal, além dos caranguejos, é possível encontrar garças, pombas, morcegos, cágados, jacarés, sapos, rãs, gaviões do mato, entre muitas outras espécies de animais.
Ouça em voz altaPausarAs plantas que compõem o manguezal e dominam a paisagem desse ecossistema são os mangues. Existem três principais espécies de mangues: mangue vermelho (Rhizophora mangle), mangue preto (Avicennia schaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa).
Ouça em voz altaPausarO mangue se caracteriza por ser um tipo de vegetação comum em regiões alagadiças, normalmente onde há o encontro das águas do mar e do oceano, denominadas de manguezal. Em outras palavras, é uma vegetação encontrada nas zonas tropicais e subtropicais, justamente por ser um ecossistema costeiro e úmido.
Características. Os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que decorre da abundância de matéria orgânica em decomposição, e possuem uma vegetação denominada “mangue”. Além disso, apresentam uma fauna características, visto as condições de marés que caracterizam esses ecossistemas.
Na costa brasileira as maiores extensões de manguezais são encontradas entre a desembocadura do rio Oiapoque e o Golfão Maranhense, originando uma barreira entre o mar, os campos alagados e a terra firme. 15% dos manguezais que existem no mundo estão no solo do Brasil. No passado, a extensão dos manguezais brasileiros era muito maior.
Existem três principais espécies de mangues: mangue vermelho ( Rhizophora mangle ), mangue preto ( Avicennia schaueriana) e mangue branco ( Laguncularia racemosa ). Essa baixa diversidade se deve às condições desse ecossistema, pois poucas espécies conseguem sobreviver em ambientes com pouco oxigênio, alta concentração de sal e solo instável.
Os mangues apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver num ambiente com características estressantes como o manguezal. As raízes áreas são adaptações para o solo pobre em oxigênio.
Como funciona o corpo de uma pessoa em coma?
Como inspecionar pelo celular?
Quando se oferece uma queixa-crime?
Como acontece o processamento da fala?
Quanto tempo demora pra secar o silicone Acetico?
Como saber se comunicar melhor com as pessoas?
Como fazer breu com clara de ovo?
Como saber se o MEI foi cancelado?
Como saber quem são os outros no Facebook?
Tem como processar a Cedae por falta de água?
Como saber se as lentes de contato estão contaminadas?