A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.
Quais são os sintomas da raiva?
Esse vírus pode infectar o tecido nervoso e por isso consegue ser tão letal. Quando algum animal raivoso morde uma pessoa, ele deposita saliva infectada com vírus no interior do músculo e tecidos adjacentes, como o tecido conjuntivo.
Tratamento
Descrição: A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que acomete mamíferos, inclusive o homem. O microrganismo envolvido é o vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae.
Como o vírus da raiva atua no organismo A partir do SNC, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado na saliva das pessoas ou animais infectados.
A imunoglobulina contra a raiva, que consiste em anticorpos contra o vírus, proporciona proteção imediata, mas apenas durante um curto período. A vacina contra raiva estimula o corpo a produzir anticorpos para o vírus. A vacina oferece proteção que começa mais gradualmente, mas dura mais tempo.
De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado.
A raiva é uma zoonose viral (vírus transmitido por animais) que ataca o sistema nervoso e leva à morte em praticamente 100% dos casos. Existem mais de 10 sorotipos do vírus da Raiva, capazes de causar doenças em humanos. Todos os mamíferos podem se infectar pela Raiva, mas nem todos conseguem transmiti-la ao ser humano
Eventualmente, uma pessoa infectada com o vírus da raiva pode entrar em coma e morrer. A morte geralmente é causada por insuficiência respiratória. É importante buscar tratamento o mais rápido possível após o contato inicial com o animal infectado.
O único pequeno roedor capaz de transmitir o vírus da Raiva a humano é a marmota. Demais pequenos roedores (ratinhos, ratos de esgoto, ratazanas, porquinhos da índia, coelhos, lebres, etc) se infectados, morrem antes de conseguir transmitir o vírus ao ser humano.
Não há grande circulação do vírus da Raiva no sangue (viremia): o vírus circula principalmente pelo sistema nervoso. Uma vez inoculado, o vírus começa a se multiplicar no ponto de inoculação, atingindo o sistema nervoso periférico mais próximo.
Como desbloquear todas as abas da planilha?
Como funciona o programa Radmin?
Como proteger o ouvido do cão na hora do banho?
Qual o melhor documentário da Netflix?
Como evitar que o couro sintético descasque?
O que estudar para o vestibular da Puc-campinas?
Como desinflamar o tendão de Aquiles?
Como criar tilápia em clima frio?
Como funciona um diodo varicap?
Como proteger o relacionamento de inveja?
Qual tecido para sofá para quem tem gatos?