Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes.
No efeito estufa, a radiação solar que atinge a atmosfera interage com os gases ali presentes. Nessa interação, os chamados gases de efeito estufa (GEE) absorvem a radiação solar e passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha, ou, melhor dizendo, calor.
Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
O "aquecimento da atmosfera" é o aquecimento global, que ocorre pela abertura da camada de ozônio, que é uma camada formada por gás ozônio, um gás denso e que absorve radiação e raios solares, impedindo que a terra aqueça muito.
Consequências da destruição da Camada de Ozônio Essa situação provoca alterações nas cadeias alimentares e no funcionamento dos ecossistemas. A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como: Degeneração do DNA das células. Câncer de pele.
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.
As indústrias são as principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, causando o aquecimento global. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito estufa: 1. Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.
Os principais gases produtores do efeito estufa (abreviadamente, gases estufa) são o vapor d'água (H 2O) e o gás carbônico (dióxido de carbono ou CO 2). O metano (CH 4), o óxido nitroso (N 2O), o ozônio (O 3), os vários clorofluorocarbonetos e diversos outros, presentes em pequenas quantidades, também contribuem para a produção do efeito.
O efeito estufa em si é um processo natural que ocorre na nossa atmosfera e que é benéfico, pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações. No entanto, o problema é a exacerbação desse efeito, o que leva ao aquecimento global.
Embora o efeito estufa seja um mecanismo natural e necessário à vida, em tempos recentes ele tem sido desequilibrado pelo homem, o que tem provocando graves consequências daninhas para o equilíbrio dos ecossistemas e, por extensão, para a sociedade humana.
São consideradas penas principais Segundo o Código Penal Militar a?
Como saber se o plano de saúde cobre cirurgia?
O que acontece se perder o lobo frontal?
Quanto tempo dura um ano em Saturno?
Como compartilhar vídeos longos?
Qual a importância do uso da mecanização para a agricultura?
É verdade que correr envelhece?
Como saber a hora certa de procurar ajuda psicológica?
Qual a principal obra do abstracionismo informal?
O que são igrejas pentecostais?
Quanto ganha um fisioterapeuta em portugal?
O que é sinal de Cotte positivo?
Como calcular 6 horas de trabalho?
Quem pode assistir Tribunal do Júri?
O que significa a palavra escassez de água?
Quais são as causas e consequências das desigualdades sociais?