Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes.
No efeito estufa, a radiação solar que atinge a atmosfera interage com os gases ali presentes. Nessa interação, os chamados gases de efeito estufa (GEE) absorvem a radiação solar e passam a emitir de volta para a superfície terrestre radiação infravermelha, ou, melhor dizendo, calor.
Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos. Sem o efeito estufa natural, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
O "aquecimento da atmosfera" é o aquecimento global, que ocorre pela abertura da camada de ozônio, que é uma camada formada por gás ozônio, um gás denso e que absorve radiação e raios solares, impedindo que a terra aqueça muito.
Consequências da destruição da Camada de Ozônio Essa situação provoca alterações nas cadeias alimentares e no funcionamento dos ecossistemas. A ação intensa dos raios ultravioletas também pode causar diversos males à saúde humana, como: Degeneração do DNA das células. Câncer de pele.
O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário.
As indústrias são as principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, causando o aquecimento global. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, são consequências do efeito estufa: 1. Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar.
Os principais gases produtores do efeito estufa (abreviadamente, gases estufa) são o vapor d'água (H 2O) e o gás carbônico (dióxido de carbono ou CO 2). O metano (CH 4), o óxido nitroso (N 2O), o ozônio (O 3), os vários clorofluorocarbonetos e diversos outros, presentes em pequenas quantidades, também contribuem para a produção do efeito.
O efeito estufa em si é um processo natural que ocorre na nossa atmosfera e que é benéfico, pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações. No entanto, o problema é a exacerbação desse efeito, o que leva ao aquecimento global.
Embora o efeito estufa seja um mecanismo natural e necessário à vida, em tempos recentes ele tem sido desequilibrado pelo homem, o que tem provocando graves consequências daninhas para o equilíbrio dos ecossistemas e, por extensão, para a sociedade humana.
Como ver quem viu o stories do Instagram?
O que causa distorção de imagem?
Quem são os administradores do Facebook?
Quando você percebe que está ficando velho?
Como consultar saldo FGTS empregada doméstica?
Como saber se eu estou perdendo massa muscular?
Como saber se Biomedicina e para mim?
O que escrever em um cartão de Natal?
É normal suar só um lado do corpo?
Como saber se estou Infartando ou tendo uma crise de ansiedade?
Como saber se tenho descendentes portugueses?
Como descobrir seu Mestre Ascenso?
Como saber se o corpo está inchado?
Como saber se você combina com cabelo loiro?
Como faço pra saber se minha boca fede?
Quais são as matérias que o juiz pode conhecer de ofício?