Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).
Um dos processos de produção do detergente é a sulfonação de alcanos de cadeia longa;Primeira etapa: Sulfonação para obter o detergente aniônico;Segunda etapa: Reação de neutralização;Outra forma de obtenção é a reação de alcenos e álcoois de cadeia longa;
A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.
Sobre os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar.
A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.
31 curiosidades que você vai gostar
Fórmula – receita para fazer detergente lava louças:Água – 8045 g.Soda caustica liquida a 50% – 275 g.Ácido sulfônico – 1200 g.Trietanolamina – 100 g.Amida 60 – 250 g.Mistura de isotiazolinonas – 20 g.Cloreto de sódio – 100 g.Essência – 10 g.
Elementos presentes no DetergenteSulfonato de alquil benzeno linear 5-12%Sabão 0-4%Silicato de sódio 5-10%Tripolifosfato de sódio 0-30%Zeólita 0-35%Perborato de sódio 10-25%Carboximetilmecelulose 0,5-1,5%Sulfato de sódio /carbonato de sódio.
Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14). Eles removem todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. Os detergentes neutros possuem pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.
A verdade é que existem três tipos de detergentes: detergentes neutros, alcalinos e ácidos. Cada tipo de detergente exerce uma função e tem propriedades diferentes, o que faz com que seja essencial conhecer os diversos detergentes para manter a eficiência da limpeza em qualquer que seja o estabelecimento.
Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.
As principais matérias primas utilizadas para a fabricação do sabão são as gorduras animais e/ ou vegetais e álcalis (soda ou potassa).
No balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.
Sabonetes amigos da sua pele e da naturezaExtração de Óleo. O óleo é extraído pelo método descrito no processo de Extração de Óleo. ... Quantificação. Escolha, cômputo e organização dos ingredientes nas proporções previamente definidas constantes na fórmula.Saponificação. ... Enchimento de Moldes. ... Desmoldar.
A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).
O “detergente” vendido no comércio é, na verdade, uma solução, na qual o detergente é um soluto no estado líquido. O sal de cozinha (NaCℓ) é um soluto sólido.
Detergentes Neutros
Por sua vez, o detergente neutro possui pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade. Sua grande vantagem é o fato de que ele age diretamente na sujeira, não agredindo ou danificando a superfície a ser limpada.
Por exemplo: os detergentes de capim-limão, limão e maçã "possuem tecnologia de odor e ajudam a neutralizar cheiros como peixe, ovo, cebola e alho". Enquanto isso, as versões coco e clear care têm como foco o toque suave e a sensação de suavidade nas mãos.
Detergentes de cozinha têm pH neutro
No entanto, vale destacar que os detergentes podem variar de acordo com o pH, podendo ser categorizados como neutros, ácidos ou alcalinos. Os de cozinha, em especial, têm um pH médio próximo de 7.
Sua composição possui tensoativos biodegradáveis, com alto poder de limpeza, na medida certa para a completa remoção das sujidades, além disso o produto possui pH neutro e é dermatologicamente testado.
Neste sentido, o sabão líquido pode apresentar pH entre 5,5 e 9,5 (ANVISA, 2008).
COMPOSIÇÃO: Emulsificante, Cloreto de Alquil dimetil benzil Amônia, formol, isotiazolinonas, essência, corante e água.
Os fios que provêm da natureza podem ser de fonte animal, por exemplo, a lã, a seda, ou vegetal, como linho, o algodão e o rami. Já as matérias-primas de origem química aplicadas na indústria têxtil podem ser de procedência vegetal ou petroquímica e classificadas como artificiais e sintéticas, como o acetato e viscose.
a) Matéria-prima é o que usamos para fabricar produtos.
Portanto, matérias-primas são os materiais retirados da natureza ou produzidos no meio rural para serem transformados em mercadorias. Em vários casos, a matéria-prima em si pode ser diretamente utilizada pelo consumidor, como os vegetais e as frutas, pois não precisa ser transformada industrialmente.
Apos a fecundação que partes do gineceu?
O que é que o homem tem no meio das pernas?
Quando a Terra se afasta do Sol?
Onde surgiram os indicios do atletismo?
Qual o verdadeiro plano do Eren?
Quem matou o pai do Archie Riverdale?
Quando vai passar aves de rapina na hbo?
Quem nasce no Reino Unido e britânico?
Quanto tempo está demorando para sair a aposentadoria 2022?
O que fazer em Santiago do Chile em 3 dias?
Qual a importância de presentear alguém?
Quantas vezes por mês pode fazer Microagulhamento?