Como o triângulo e o hexágono são regulares, então os lados de cada um dos polígonos são iguais. Sendo assim, considere que x é a medida do lado do triângulo e que y é a medida do lado do hexágono. ou seja, x = y. x = 7.
Observe que, se o lado do hexágono mede l, então, o segmento PB = l/2. Exemplo: Calcule a medida do lado e do apótema de um hexágono regular inscrito em uma circunferência de raio 10 cm. Lado: como l = r, teremos que l = 10 cm. a = 5√3 cm.
Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º.
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.
Há 3 modos diferentes para quem quer saber como calcular a altura de um triângulo equilátero: usando o Teorema de Pitágoras, usando a trigonometria no triângulo retângulo ou usando a fórmula própria h = x√3 / 2, em que h é altura e x é o lado do triângulo.
Em "hexágono", por exemplo, a pronúncia predominante é "hezágono"; em "hexacampeão", a emissão "hecsacampeão" ganha. O "Vocabulário Ortográfico" consagra as duas pronúncias do "x", nos dois casos, de modo que...
De acordo com o enunciado, a medida da apótema é igual a 3 cm. Então, vamos igualar a fórmula acima a 3: . l = 6/√3.
Um hexágono com 16 cm de lado, possuí perímetro total de 96 cm.
Atividades de Matemática Avançada Para Imprimir | Atividades de Matemática Básica Para Imprimir | Milhares de Atividades Educativas Para Imprimir |
---|---|---|
Clique Aqui e Veja os Modelos | Clique Aqui e Veja os Modelos | Clique Aqui Para Acessar |
Divida o volume do prisma pela área de sua base para encontrar sua altura. Concluindo o exemplo, assuma que o prisma possui um volume de 600 cm^3. A divisão de 600 cm^ cm^2 resulta em 6 cm.
Altura de um triângulo é um segmento de reta perpendicular a um lado do triângulo ou ao seu prolongamento, traçado pelo vértice oposto. Esse lado é chamado base da altura, e o ponto onde a altura encontra a base é chamado de pé da altura.
Sabemos que a área do hexágono regular é composta por seis triângulos equiláteros; portanto, calculamos pela mesma fórmula da área dos triângulos equiláteros, vamos ver: Olá! Como já sabemos o tamanho do lado do hexágono, podemos utilizar a seguinte fórmula: (3√3 s²)/ 2, onde s é o lado do hexágono.
- Toda Matéria Hexágono é um polígono que possui seis lados delimitados por segmentados de reta. Essa figura plana é formada pela junção de seis triângulos equiláteros. Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º.
Como o hexágono é formado por seis triângulos equiláteros, a área do hexágono é seis vezes a área do triângulo.
Outra forma de calcular a área de um hexágono é utilizando o perímetro e o apótema. A fórmula utilizada é: O perímetro (p) corresponde à soma dos lados do polígono, ja o apótema ( ) é encontrado traçando uma linha entre o centro do hexágono e o ponto médio de um dos lados da figura.
Quais eram as intenções dos portugueses ao chegarem no Brasil?
Qual a propriedade associativa da adição?
Qual foi o rei mais bondoso do mundo?
Qual foi o setor que mais cresceu em 2021?
Quem dá o diagnóstico de disortografia?
Qual a importância dos símbolos de segurança para a integridade dos produtos?
Que idade o Artigo 208 faz referência ao ensino?
O que é captação por recalque?
Como é feito o memorial descritivo?
Qual a cor de tinta mais usada em 2021?
Como fazer minha primeira carteira de trabalho?
Como tirar manchas de plástico preto?
Onde ir com as crianças no ABC?
Qual o papel de um procurador do Município?
O que as coreanas usam para afinar o rosto?