Diz-se que a palavra "sistema" é antecedente do pronome relativo "que". Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Por exemplo: Não sei o que você está querendo dizer.
adjetivo Que antecede, precede: isso aconteceu no dia antecedente. Que aconteceu ou teve sua existência antes de outra coisa ou pessoa; dito ou feito anteriormente. [Gramática] Diz-se do elemento linguístico ou termo que, numa frase ou oração, pode ser substituído por outro elemento, especialmente por um pronome.
Antecedente, tal como a própria palavra evidencia, é algo que antecede, ou seja, que é anterior a outra. Por isso, os pronomes (que substituem um nome) vêm precedidos pelo seu antecedente (o nome a que se referem). Por exemplo, na frase «Eu vi o livro e comprei-o, o pronome o está a substituir «o livro».
Quando QUE é pronome relativo?
Qual é o antecedente a que se refere o pronome relativo que na linha 1? RESPOSTA: O pronome que refere o 'perigo'.
Tem mais depois da publicidade ;) Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”.
Pronome Relativo
Variáveis | Invariáveis |
---|---|
O qual, a qual | Que (quando equivale a o qual e flexões) |
Os quais, as quais | Quem (quando equivale a o qual e flexões) |
Cujo, cuja | Onde (quando equivale a no qual e flexões) |
Cujos, cujas |
O antecedente do pronome relativo, ou seja, o termo ao qual este faz referência, pode ser representado por diferentes classes de palavras. Como sabemos, o pronome relativo é aquele que se refere, em geral, a um termo anterior chamado de antecedente.
Gostaria de saber o que significa ser «antecedente de um pronome». Por exemplo, na frase «A Inquisição era, portanto, um organismo com poderes extraordinariamente vastos, que atingiam todos os sectores da sociedade», qual é o antecedente do pronome que? Obrigado. Um pronome é, por definição, o substituto de um nome.
Existe uma grande relação entre os pronomes relativos e as orações subordinadas adjetivas. Estas costumam ser iniciadas por aqueles, especificamente pelo pronome que e suas variáveis. Isso ocorre porque as orações subordinadas adjetivas são aquelas com valor de adjetivo , sendo dependentes da oração principal.
Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Quando essas palavras possuem função de pronome relativo, podem referir-se a pessoas ou a coisas, exercendo o papel de referente do antecedente.
Obrigado. Um pronome é, por definição, o substituto de um nome. Como, em princípio, para que ocorra um pronome é necessário que antes ocorra o nome (ou sintagma nominal) para que esse pronome remete, sob pena de não se perceber o sentido de um texto, esse nome ou sintagma é o seu antecedente.
Quais os tipos de comandos elétricos?
Qual a diferença entre agregados naturais e artificiais?
Qual é o terceiro dia da semana?
Quem desejou comer a comida dos porcos?
Quais são as contra indicações da liberação miofascial?
Que horas abre o mercado de renda fixa?
Quantos metros de areia pega uma caçamba toco?
Qual o objetivo dos anéis olímpicos?
Quem é o marido de Mito Uzumaki?
Qual o valor do dependente no Imposto de Renda 2021?
O que aconteceu com o Crocodile?
Quem foram os maiores genocidas da história?
O que é ter empatia com o próximo?