A criança pode ser auxiliada pelos pais de diversas formas, por exemplo: brincando com ela, sempre fazendo com que exerça atividades que permitam a ela estímulos visuais, auditivos e táteis. Existem exercícios físicos específicos que podem ajudar no desenvolvimento neurológico da criança.
Dicas e estratégias para potencializar a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down
Suporte concreto e visual. As crianças com Síndrome de Down aprendem melhor com estímulos visuais e materiais concretos. Sempre que necessário, o professor deve utilizar esses recursos para trabalhar os conteúdos em sala de aula.
Entre os remédios que podem ser receitados estão a Ritalina e a Dexedrina, entre outros. Normalmente são usados os dois tratamentos e, segundo alguns pais, o remédio ajuda a acalmar a criança para que ela possa prestar atenção e se beneficiar dos programas de comportamento e educação.
O diagnóstico da síndrome de down pode ser feito com o bebê ainda na barriga, por meio de exames específicos. Após o nascimento da criança, é feito o exame do cariótipo, que avalia justamente a posição dos cromossomos como forma de saber se a trissomia está presente.
Características fenotípicas da Síndrome de Down A criança possui a face achatada, prega epicrântica, fenda palpebral obliqua, manchas de Brushfiled na íris, língua protrusa e fissurada, palato ogival, anomalias dentárias, hipoplasia mandibular, orelhas pequenas, dismórficas e de baixa implantação.
Para ajudar as crianças com Síndrome de Down a aprender, os professores devem planejar alguns métodos de ensino adequados para obter resultados positivos. Entenda alguns tópicos para definir essas boas ações inclusivas:
Assim como os recursos concretos ajudam na aprendizagem da criança com Síndrome de Down, os comandos do professor também devem ser claros e simples. Isso para que o entendimento do que deve ser feito ou é esperado do aluno naquele momento possa ser melhor compreendido por ele.
Ainda que o planejamento precisa ser individualizado, algumas estratégias podem ser norteadoras para a inclusão das crianças com Síndrome de Down na escola. São elas: Muitas vezes, será necessária uma adaptação no currículo, adequando-o às necessidades da criança de Síndrome de Down.
O suporte oferecido para as crianças com Down deve ser pensado de forma individualizada, ou seja, de acordo com o perfil de potencialidades e dificuldades cognitivas e comportamentais de cada criança. Porém, há alguns pontos norteadores para a escolha das estratégias que serão compreendidos através das 6 máximas da aprendizagem de crianças com DI:
Quanto de gesso para fazer placa 3D?
Como configurar o Gravador de tela do Windows?
Como saber se a placa mãe suporta a frequência da memória RAM?
Como preparar legumes al dente?
Qual a altura da viga metálica?
Pode dar leite de vaca para bebê de 1 ano?
Como saber que meu cabelo está na fase Anagena?
Como ativar gravador de tela Samsung A31?
É preciso untar a forma antiaderente?
Como saber a data de validade da camisinha?
Como usar o Super no Cuphead PS4?
Como utilizar o microondas pela primeira vez?
Como preparar henna Makiaj com soro fisiológico?
Como ver o Hz da memória RAM cmd?
Como limpar gafanhotos para comer?
Como fazer uma linha de pesca?
O que é frequência cardíaca em movimento?