1. Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.
Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro.
Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas. O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins.
Alho e cebola também podem funcionar como inseticida natural. Para isso, deixe ferver cinco dentes de alho e metade de uma cebola em um litro de água por aproximadamente dez minutos. E, após esfriar, pulverize a mistura nas plantas afetadas durante o sol baixo.
No ataque de moscas-das-frutas, recomenda-se a catação manual e o enterro dos maracujás atacados. No controle químico, de 15 em 15 dias, use isca tóxica composta de 500 gramas de açúcar mascavo, inseticida e 10 litros de água.
Muita gente tem me escrito pedindo ajuda para acabar com as lagartas que atacam suas plantas. Já tentei várias coisas, mas o que realmente funciona é o Dimypel, um inseticida biológico composto por bactérias encontradas na natureza que, quando ingeridas pelas lagartas junto com as folhas se reproduzem, provocando uma paralisia intestinal.
Lagartas gostam de se esconder nas sombras durante as horas mais quentes do dia, e o tecido oferece o abrigo ideal do sol. Quando elas se protegerem, você pode esmagá-las de forma instantânea. Este método é ainda mais eficaz com lagartas da mariposa-cigana, que costumam viver em árvores.
Além disso, é considerada uma opção segura, já que não faz mal a animais de estimação ou pessoas. Por fim, a carcaça das lagartas mortas também não é nociva a outros animais (como aves), que possam predá-las. Aplique BTk às folhas das plantas ou árvores afetadas no momento certo, pois as lagartas devem comer as bactérias.
A mais eficiente é por catação manual. Outra forma ecológica de se livrar delas é cortar as folhas das palmeiras onde estão os ninhos: como essas lagartas têm hábitos noturnos, é fácil encontrar durante o dia os grandes ninhos tecidos com fio de seda. Há ainda inseticidas biológicos, que agem após serem pulverizados sobre elas.
Como descartar embalagem biodegradável?
O que constitui o crédito tributário?
Quem pode portar arma de fogo 2021?
O que é promoção da saúde e prevenção?
Qual a roupa tradicional do folclore?
Quanto tempo pode durar o efeito suspensivo?
O que é uma relação destrutiva?
Quem tem legitimidade para impetrar mandado de injunção?
Qual vinho posso tomar na dieta?
Como calcular o IMC corporal feminino tabela?
Como quitar empréstimo consignado safra?
Qual a relação do TNF alfa e a obesidade?
Qual o consumo de energia de um fogão elétrico?
Qual a importância da preservação do povo indígena?
Quantas horas de trem de Portugal para Espanha?