Se você estiver usando outro computador, é necessário copiar o arquivo e navegar até a pasta onde se encontra o arquivo. O nome do arquivo é o seu CPF mais as informações do ano, conforme exemplo: “SEU-CPF-IRPF-A-2020-2019-ORIGI. DEC”. Importação da declaração realizada com sucesso.
Basta utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível no portal e-CAC e clicar em "Baixar declaração pré-preenchida" para obter o arquivo e importar para a declaração, utilizando o programa do Imposto de Renda baixado no seu computador.
O primeiro passo para preencher e enviar o Imposto de Renda é baixar o programa gerador do IR, que está no site da Receita. É possível, neste ano, fazer a declaração pelo computador, no aplicativo, no tablet e por meio do e-CAC (para quem tem certificado digital). Para saber como baixar o programa, clique aqui.
Pedir acesso ao documento de 2020 no e-CAC
O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 permite importar os dados da declaração de 2019, o que agiliza o preenchimento de diversos campos, especialmente da relação de bens, evitando erros de digitação de valores ou informações. Além disso, é importante guardar as cópias das declarações dos últimos cinco anos.
Importar a declaração é importante para economizar tempo de preenchimento. Neste rápido guia mostrarei como importar a declaração de Imposto de Renda (IRPF) de 2019 para rapidamente iniciar a declaração de 2020. Primeiro passo é ter o arquivo da declaração do ano de 2019.
Como importar a declaração de Imposto de Renda (IRPF) 1 O arquivo da declaração. Primeiro passo é ter o arquivo da declaração do ano de 2019. Ele é do formato .DEC e o nome do... 2 Importando. Como importar declaração de Imposto de Renda – Passo 1 Selecione o Tipo com Declarção de Ajuste Anual e... 3 Salvar arquivo. More ...
Escolha "Declaração de Ajuste Anual" e, na sequência, indique em qual pasta do computador você salvou os arquivos da declaração de 2019. A perda do arquivo da declaração do IR 2019 não impede você de preencher a declaração do IR 2020. Porém, o processo será muito mais trabalhoso e o risco de cometer erros ou esquecer de algum detalhe é grande.