A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
A terapia cognitivo-comportamental consiste na junção da terapia cognitiva e terapia comportamental, que é um tipo de psicoterapia que foi desenvolvida nos anos 60, que se foca na forma como a pessoa processa e interpreta as situações e que pode gerar sofrimento.
A principal diferença entre elas, segundo o diretor do instituo Cognitivo, é que “a terapia comportamental não inclui os conceitos do cognitivismo. Já a terapia cognitivo-comportamental busca integrar os construtos mentais e as técnicas cognitivas com as técnicas comportamentais”.
A duração do tratamento também se orienta de acordo com a necessidade de cada paciente, levando em consideração questões como suas crenças e seus padrões comportamentais. No geral, pode levar de seis meses a dois anos, aproximadamente.
Seu curto tempo de duração, ação de forma prática para melhorar comportamentos específicos e eficácia comprovada na cura de transtornos são os principais fatores que fazem com que esse tipo de abordagem seja um dos mais procurados atualmente. Na Terapia Cognitivo Comportamental, a relação entre paciente e terapeuta deve ser de colaboração mútua.
A terapia cognitiva não é pensamento positivo do género “vai correr tudo bem” pois além de isto não funcionar, pode não ser realista. A terapia considera o bom e o mau, as hipóteses piores, melhores e as mais prováveis. Uma boa parte da terapia é o cliente descobrir muitas outras facetas da realidade que até aí desconhecia.
Entre as técnicas para mudanças de comportamento dentro da Terapia Cognitivo Comportamental estão: Reversão de hábitos para aumentar a percepção do paciente sobre cada episódio que traz desconforto. Gerar a capacidade de interromper isso com uma resposta mais adequada.
Beck propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos. Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente.
Qual é a importância da saúde do trabalhador?
Qual o melhor horário para alimentar as galinhas?
Quanto tempo de gravidez para fazer teste?
Qual é o correto má formação ou mal formação?
Pode namorar na Pré-adolescência?
Qual é o número atômico do iodo?
O que diz a CLT sobre registro de ponto?
Qual é o santo do Dia 09 de agosto?
Quais são os sinais de uma pessoa que tem miomas?
Quais são as sugestões para evitar a inalação de produtos químicos por via cutânea?
Qual é o substantivo de discos?