Além de levar-nos a entender melhor as relações som/letra em nossa ortografia, a Fonética e a Fonologia também nos tornam mais atentos à fala dos alunos, dando-nos condições de perceber mais claramente as hipóteses que as crianças estão elaborando ao longo do caminho da alfabetização, no seu processo de aquisição da ...
O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.
Linguística Aplicada ou LA é um campo de estudo transdisciplinar, indisciplinar e intercultural que identifica, investiga e busca soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real.
Alguns autores advogam ser “papel da escola ensinar a língua padrão” (POSSENTI, 2002, p. 17), ou proporcionar ao aluno situações diversas em que a norma culta seja aprendida. Defendemos, todavia, algo além, considerando que o domínio da comunicação escrita deve perpassar por todos os níveis de linguagem oral.
Na língua Portuguesa a linguística leva o aluno a lidar com diferentes situações na língua desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para os tornarem reflexivos, sendo leitores e escritores críticos e adequados para produzirem, por exemplo, textos orais ou escritos.
À medida que a linguística critica tanto à Gramática Normativa Tradicional quanto o ensino desta, defende o ensino de linguagem por meio do texto, o qual é concebido como a manifestação viva da linguagem humana. Não se trata aqui de negar o uso da Gramática Normativa da escola, mas, sim, adequá-lo.
Atuando como elemento ativador de esquemas cognitivos, como elemento motivador e de ligação com o que o aprendiz já conhece ou com qualquer outra função, a língua materna deve ser um instrumento com o qual o professor de língua estrangeira possa contar.
Segundo Antunes (2003), os objetivos de ensino de língua materna incluem o desenvolvi- mento da capacidade gramatical, o aperfeiçoamento da leitura e da escri- ta, e o trabalho coma oralidade.
“As línguas maternas têm um papel fundamental em nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo.” “A partir da língua materna, o aprendizado de outros idiomas deve ser uma das altas prioridades da educação no século XXI.”
A linguística aplicada (LA) se diferencia da Linguística por ser pautada diretamente por demandas sociais, tendo como objeto de investigação a linguagem como prática social contex- tualizada; ou seja: é a ciência que estuda a linguagem em uso em diferentes contextos e com diferentes objetivos comunicativos e ...
ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ISSN 2176-1396 ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais.
Nesse sentido, esta pesquisa de base qualitativa objetivou refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir das dificuldades apresentadas por eles com relação ao ensino de língua materna.
Introdução O Seminário sobre Metodologias e Materiais para o ensino do Português como Língua Não Materna integra-se no trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido no ILTEC sobre o ensino do Português como Língua Não Materna.
Que faculdade fazer para ser designer?
Como se escreve 300.000 em algarismo?
Como funcionam os mais diversos scanners?
Quem teve câncer tem algum benefício?
Como funciona vacina da Pfizer?
Qual é a função dos direitos fundamentais nas efetivação de políticas públicas?
Qual a importância da utilização da tabela de percepção de esforço durante o exercício?
Como ocorre o processo de gordura localizada?
Quanto tempo dura amostra Genera?
O que reprova no teste da auto escola?
O que a Bíblia diz sobre a fraqueza?