Energia é uma grandeza física que se conserva, isto é, a quantidade total de energia nunca muda. Em termos diferentes, entende-se que energia é a capacidade de realizar trabalho. Existem diversas formas de energia intercambiáveis entre si, ou seja, que podem transformar-se umas nas outras.
Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.
O conceito de energia está relacionado à capacidade de produzir trabalho. A energia causa modificações na matéria e, em muitos casos, de forma irreversível. A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada no mundo. Ela pode ser obtida de várias maneiras, mas a principal fonte provém das usinas hidrelétricas.
Energia é a capacidade de algo gerar força em um determinado corpo, substância ou sistema. Trabalho é a medida da energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. ... Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Energia e Trabalho.
Resposta: A energia mecânica é a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Quando associada ao movimento, é chamada energia cinética; mas se associada à posição, energia potencial.
Energia externa é a soma das energias cinética e potencial relacionadas ao movimento dos átomos e moléculas constituintes de um corpo.
O trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um corpo é igual a variação da energia cinética do corpo.
De modo resumido, a energia fala sobre como um sistema possui a capacidade de locomoção, enquanto o trabalho é o que transfere a energia entre sistemas. Já a potência é o quociente entre tempo de transferência e quantidade de energia usada.
Isso comprova o que diz a definição dessa forma de energia, que a descreve como a energia associada ao movimento dos corpos.
Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica. Energia renovável e não renovável
Além disso, é necessário que as forças conservativas sejam capazes de transformar uma energia em outras formas de energia. Um exemplo de energia potencial é a energia potencial gravitacional, que independe da trajetória tomada pelo corpo. Para essa forma de energia, são consideradas somente as posições final e inicial do corpo.
Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética por meio da aplicação de uma força sobre o corpo. Existem duas formas de energias potenciais mecânicas: energia potencial gravitacional e potencial elástica.