As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas e acredita-se que a origem é multifatorial. A menstruação retrógrada, em que há sangue menstrual e tecido endometrial, que são expelidos através das trompas em direção aos ovários e na cavidade abdominal, pode ser uma das causas.
Dentre os sintomas da endometriose, o médico destaca os seguintes: cólicas menstruais intensas; dor durante as relações sexuais; dor difusa ou crônica na região pélvica; fadiga crônica e exaustão; sangramento menstrual intenso ou irregular; alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação; e dificuldade para ...
Na endometriose profunda, os sintomas podem incluir dor na relação sexual, dor no fundo das costas e fundo da barriga. Se a bexiga ou intestino grosso estiverem envolvidos, poderá existir perda de sangue cíclica (durante a menstruação, por exemplo), com a urina ou fezes, respetivamente.
Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação As mulheres podem ainda apresentar dor na relação sexual, desconforto ao urinar, fezes e urina com sangue e infertilidade.
O diagnóstico em casos de suspeita da endometriose é feito por meio de exame físico, ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório.
Melhores chás para endometriose
Como efeitos colaterais, ele pode provocar ganho de peso e desenvolvimento de características masculinas, como aumento de pelos pelo corpo, engrossamento da voz, diminuição do tamanho das mamas e perda de cabelo.
Como descobrir se tenho Endometriose?
A endometriose aparece em mulheres que estão no período reprodutivo e pode surgir logo após as primeiras menstruações, mas os sintomas mais fortes aparecem, geralmente, entre 25 anos e 35 anos.
Essa doença é definida como a presença do tecido que reveste o interior do útero, chamado de endométrio, fora desse órgão, ou seja, ele atinge outras regiões da pelve, como os intestinos, as trompas, os ovários e a bexiga. Todavia, o crescimento desse tecido também pode ocorrer em outras partes do corpo, o que é uma condição mais rara.
No entanto, em alguns casos o tratamento da endometriose envolve a retirada do útero através de uma cirurgia de histerectomia.
Saiba que esses são sinais clássicos da endometriose, uma doença crônica que atinge milhões de mulheres em todo o mundo. Com consequências graves, como a infertilidade, conhecer mais a fundo sobre essa patologia é algo necessário.
Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento. Recomendações para lidar com a endometriose Não imagine que a cólica menstrual é um sintoma natural na vida da mulher.
Qual o nome da zebra da Peppa?
O que significa a palavra peste na Bíblia?
O que são fármacos fibrinolíticos?
Qual a importância do SUS resumo?
O que é um cuidador de residência terapêutica?
O que aumenta a desigualdade social no Brasil?
Como tirar lucro de uma empresa?
Quantas vezes pode comer aveia por dia?
O que é gordura no fígado é perigoso?
Quais são os fundamentos da enfermagem?
Como tirar os espaços em branco de uma string C?
Como saber o valor do IPVA de um veículo DF?
Quais foram os motivos para o fim do Primeiro Reinado?
O que é beneficiamento de frutas?
Como conquistar um homem do signo de Libra?
Quantas bactérias existem na mão?
Quais são as falácias informais?