O que é um cuidador de residência terapêutica?

Pergunta de Cristiano Wilson de Martins em 30-05-2022
(7 votos)

- Atender, auxiliar e acompanhar o residente nas atividades básicas e instrumentais de vida diária, lazer dentro e fora das dependências do Serviço Residencial Terapêutico (SRT). - Contribuir com a equipe, efetuando as orientações recebidas de promoção e prevenção da saúde (biopsicossocial).

O que faz um cuidador terapêutico?

Uma profissão cada vez mais requisitada é a de cuidador terapêutico. Profissionais especializados nessa área podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial.


O que é serviço de residência terapêutica?

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

Qual a função do SRT?

Conforme a Portaria, o SRT é um serviço com característica de uma moradia ou casa, visando a inserção social de seus moradores, sendo uma modalidade assistencial substitutiva da internação psiquiátrica prolongada.

Quem tem direito a residência terapêutica?

Os SRT são moradias destinadas a pacientes egressos de hospitais psiquiátricos e hospital de custodia (HCTP) que tenham passado dois anos ou mais ininterruptos internados nestes hospitais, e que não tenham vinculo familiar ou este vinculo esteja intensamente prejudicado.

Residência Terapêutica e a Moradia Assistida | Desmistificando a Saúde Mental


15 curiosidades que você vai gostar

Quais os critérios para um paciente ser encaminhado para uma residência terapêutica?

Pacientes já internados por mais de dois anos e que, de acordo com avaliação médica, possam ser ressocializados serão encaminhados às residências terapêuticas. No caso de pacientes com dependência química, o encaminhamento é para o VemSer, que é o programa municipal intersecretarias de combate às drogas.

Qual a diferença entre Residência Terapêutica e residência inclusiva?

As residências inclusivas são destinadas a pessoas com deficiência (intelectual, motora, paralisias, cegos, surdos); já as residências terapêuticas destinam-se a doentes mentais. Obviamente, os serviços fornecidos a um e outro se diferenciam conforme as necessidades de cada público.

Quais os tipos de SRT?

Art. 2º B Os SRT serão constituídos nas modalidades Tipo I e Tipo II, definidos pelas necessidades específicas de cuidado do morador, conforme descrito no anexo I desta Portaria.

Como funcionam as residências terapêuticas?

Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.



Outras questões

Como saber se o pagamento do GPS está em dia?

Quais são os símbolos da justiça?

O que fazer para clarear as sobrancelhas?

Quando se usa a com acento?

Qual fio usar para ligar freezer?

Quais as principais características da filosofia *?

Como limpar o mouse pad do notebook?

Qual o dia mais longo de 2022?

Qual a melhor praia para morar e trabalhar?

Como saber se sou alergica a azitromicina?

Como calcular o valor da força?

Pode fazer compressa em vacina BCG?

O que causa inflamação na bexiga?

Como voltar a hemorroida para dentro?

O que é armadura longitudinal e transversal?

Quais os tipos de hipertensão que existe?

O que fazer com 200 mil reais?

Como não se desesperar com as dívidas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com