A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.
Os benefícios da atividade física vão muito além de apenas reduzir peso, e para os portadores de doenças crônicas é de extrema importância. O exercício regular é ótimo para o controle de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras enfermidades crônicas.
É necessário dar ênfase em exercícios aeróbios, com a duração de 20 a 60 minutos. Para os grandes grupos musculares, os exercícios de força são os mais recomendados. :: O controle de peso/emagrecimento é fundamental. As atividades profissionais e do dia a dia devem ser melhoradas para que a coluna seja preservada.
O exercício físico, quando aliado a uma boa alimentação, com pouco sal, gorduras e frituras, pode inclusive prevenir doenças, desde as cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo a depressão.
Durante a atividade física, uma série de citocinas pró e anti-inflamatórias são liberadas, há incremento na circulação de linfócitos, assim como no recrutamento celular.
Quais dores crônicas podem ser tratadas com a ajuda dos exercícios físicos? A grande maioria delas e, claro, sempre com o acompanhamento médico. As dores nas costas, na cabeça e nas articulações, por exemplo, podem ser combatidas com atividade física regular.
9 doenças que podem melhorar com prática de exercício físico
Quem tem doenças crônicas pode praticar exercícios físicos?
As recomendações do American College Science Medicine (ACSM) preconiza uma freqüência de 3 a 5 vezes na semana com sessões com durações de 20 a 60 minutos de atividade aeróbica em uma intensidade de 60 a 90% da FCmax ou 50 a 85% do consumo máximo de oxigênio (VO2max).
Para esses casos são indicados exercícios que incluem caminhar, dançar, nadar, correr e andar de bicicleta. Essas atividades devem ser realizadas pelo menos três vezes na semana. No caso da prevenção, a atividade física é fundamental, pois atua diretamente no sistema nervoso central.
As principais condições passíveis de prevenção em um ou mais níveis são as doenças infecciosas, as cardiovasculares (sobretudo o infarto e o derrame), o câncer, as doenças respiratórias (como a doença pulmonar obstrutiva crônica) e as causas externas, como os acidentes de trânsito.
Como prevenir as doenças e atrelar atividade física e saúde? Para evitar todas as doenças citadas, a atividade física é a saída! Contudo, muitos ao iniciar a prática acabam desistindo, então vamos ajudar com algumas dicas para ter ao menos, um pouco de atitudes saudáveis na sua rotina! Como começar?
Sendo assim, elas são grandes aliadas para prevenir doenças, como é o caso das cardiovasculares. Se em algum momento você escutou que a prática poderia ser prejudicial para algumas pessoas ou doenças, está na hora de mudar o pensamento!
É melhor fazer progressiva com o cabelo sujo ou limpo?
Qual é a maior torcida do Brasil 2021?
Quantos joules tem uma carabina de pressão 5.5 CBC?
O que fazer quando o adesivo perdeu a cola?
Pode colocar cloro junto com elevador de alcalinidade?
O que substitui o arroz na Low Carb?
Qual a importância do tratamento de Não-conformidades para as indústrias?
O que é o tecido cartilaginoso?
Quem participa da mesa redonda?
O que entra na comunhão universal de bens?
Quais os aplicativos mais baixados em 2020?
O que fazer para ser uma pessoa disciplinada?
O que preciso para tirar todos os documentos?
Quem tem esofagite pode tomar própolis?
Quanto custa uma cirurgia para desentupir veia?
O que faz advogado de trânsito?