As áreas protegidas são defendidas por leis ambientais que ajudam a proteger o patrimônio natural do país. ... Representam a conservação e a perpetuação da diversidade biológica e a manutenção das culturas tradicionais.
Austrália (11.379 áreas protegidas); Rússia (11.268 áreas protegidas); Estônia (9.284 áreas protegidas);...
As 10 áreas protegidas mais insubstituíveis do mundo
A principal função de uma área protegida é a conservação de sua biodiversidade.
As Áreas Protegidas são criadas para garantir a sobrevivência de todas as espécies de animais e plantas, a chamada biodiversidade, e também para proteger locais de grande beleza cênica, como montanhas, serras, cachoeiras, canyons, rios ou lagos.
As áreas protegidas são uma eficiente estratégia para conservação da biodiversidade e por isso desempenham um papel muito importante na manutenção da saúde humana. Elas são a fonte primária de água para mais de um terço das maiores cidades do mundo e são um fator crucial na garantia da segurança alimentar.
Agro é o que mais preserva As contas do Brasil da área de proteção ambiental são mais completas que os cálculos do PNUMA. Se o Brasil já é campeão com 247 milhões de hectares, imagine se forem considerados os números totais de preservação de 563,7 milhões de hectares!
Pesquisas apontam que dentre os biomas brasileiros a Amazônia é o que possui a maior área protegida, em torno de 17% faz parte das áreas de unidades de conservação de responsabilidade federal. Em comparação a Caatinga, a Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas tem apenas 1% da sua área sob proteção.
São elas: Reserva Natural Estrita, Área Natural Silvestre, Parque Nacional, Monumento Natural, Área de Gestão de Habitats, Espécies, Paisagem Terrestre, Marinha Protegida e Área Protegida com Uso Sustentável de Recursos Naturais (DUDLEY, 2008, p. 220).
“As áreas protegidas são o mais importante instrumento que a humanidade já criou para conservar a natureza, a sua biodiversidade e para permitir o acesso da sociedade aos benefícios dela, através do turismo, da pesquisa, do uso sustentável de recursos naturais, e sobretudo, dos serviços que os ecossistemas prestam para a sociedade”.
As medidas de proteção e conservação estão relacionadas com os principais fatores de ameaça identificados nas Áreas Protegidas: destruição, degradação e fragmentação dos habitats naturais, perseguição humana, doenças ou invasão do território por espécies invasoras ou tóxicas.
Diversas modalidades de áreas protegidas podem contar com outros tipos de áreas protegidas adjacentes, cobrindo total ou parcialmente seu entorno e servindo como de faixas de transição. Essas áreas adjacentes frequentemente são também chamadas "zonas de amortecimento" ou "zonas buffer".
Ao lado da biodiversidade, a proteção de espaços naturais com forte valor estético continua a ser um dos objetivos centrais das áreas protegidas. No contexto europeu, especialmente, é frequente a proteção de espaços naturais com algum grau de presença humana.
Como ler o corpo de outra pessoa?
Quando o que é pronome relativo ou conjunção integrante?
O que não fazer durante uma tempestade?
Como plantar Folha D'água Terraria?
Quais são os 6 protocolos de Segurança do Paciente?
Quem é o inimigo do Venom no primeiro filme?
Quais os louvores mais emocionantes?
Como calcular a corrente total do circuito?
Qual é a idade certa para dar o primeiro beijo?
O que passar antes do descolorante?
Quantos quilos perde na esteira?
Quem está tomando amoxicilina pode tomar cerveja?
O que é linguagem e seus tipos?
Como ter mais energia e disposição para treinar?
Quais as principais características do clima semiárido?