» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). » Pesar no mínimo 50kg. » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário).
Você não poderá doar sangue se:
Quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto. » tiver peso inferior a 50 quilos. » estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação. » estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação.
Adolescentes com idades entre 16 e 17 anos podem doar sangue, para isto, é necessária a apresentação do termo de autorização, que deve ser assinado pelos pais ou responsável legal do jovem.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
Estar alimentado. ...
Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
23 curiosidades que você vai gostar
Os exames realizados são aqueles determinados pela legislação em vigor, definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. São eles: testes sorológicos para Hepatite B e C, Sífilis, Aids, Doença de Chagas, HTLV-I/II; determinação de grupo sanguíneo AB0/Rh; pesquisa de hemoglobinas anormais.
Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas. Aumente a ingestão de líquidos (água). Não fume por 2 horas. Evite bebidas alcoólicas por 12 horas.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). » Pesar no mínimo 50kg. » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Sim. Quem colocou o piercing há mais de um ano pode doar sangue, desde que não seja em locais como área genital ou cavidade oral. Veja também: O que é preciso para doar sangue?
O uso de álcool e ou de drogas ilícitas impede a doação? A ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h. O usuário de maconha poderá se candidatar a doação de sangue 12 horas após o consumo.
Uso de medicamentos
Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
Anti-inflamatórios.
Anorexígenos (classe das anfetaminas) ...
Antiparasitários. ...
Anti-hipertensivos. ...
É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.
Anticoncepcionais/ hormônios de reposição feminina. ...
Indução da ovulação.
Enfermeira de formação, ela acrescenta que se o indivíduo contraiu covid-19, a orientação técnica é esperar um mês após o desaparecimento dos sintomas da doença para poder doar.
Quem fuma tabaco apenas pode doar sangue após 2 horas sem fumar. Para quem fuma maconha, o período sem fumo se estende a 12 horas para a doação de sangue.
Menores de 18 anos podem doar? De acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país, o menor de idade poderá doar sangue a partir dos 16 anos.
A dor e o sangramento são normais na perfuração de um piercing e, por se tratar de uma ferida aberta em recuperação, é comum também o surgimento de infecções ou queloides. Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção.
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.
Apesar de ter uma quantidade bem pequena de metal, os piercings ainda sim são reconhecidos pelos detectores. Apesar disso, a maioria dos lugares não solicitam que você remova a joia, mas isso não é regra. ... E desmentindo um dos maiores mitos: Não, você não precisa ficar nu caso tenha um piercing íntimo nem nada do tipo!
Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue, mas é sempre importante consultar um médico. Já para quem tem hipertireoidismo, a doação é proibida, mesmo que a doença esteja sendo tratada.
Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.
“Somente o comportamento sexual de risco contraindica a doação, temporariamente”, destaca Romano. “Desde que a pessoa não esteja fazendo uso de algum medicamento, ou se enquadre no peso mínimo (50kg), não há contraindicação”, explica Romano.
Na triagem clínica, são feitas perguntas a respeito do estado de saúde do candidato à doação de sangue. A triagem clínica é utilizada, pois existem questões que podem ser identificadas na entrevista clínica e não podem ser detectada por testes laboratoriais. A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos.
Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue. Às vezes, não está anêmica, mas o meio litro de sangue que será retirado poderá fazer-lhe falta.
Os exames ficam disponíveis a partir de 20 dias após a doação e são entregues apenas ao doador, mediante a apresentação de documento oficial com foto, ou a terceiros que apresentem procuração. Os exames devem ser retirados na recepção do Hemocentro, de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.
Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc. Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado.
De acordo com as recomendações, se a pessoa já teve o diagnóstico laboratorial ou clínico de contaminação pelo coronavírus, ela será considerada inapta por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença. Ou seja, quando ela não apresentar nenhum sintoma ou sequela que possa impedir a doação de sangue.
Quanto tempo posso devolver um veículo financiado?
Como tomar água de quiabo para diabetes?
O que caracteriza a fase do paquiteno?
Quem tem intolerância a frutose pode comer banana?
Qual o tamanho ideal para um monitor gamer?
O que é uma cultura de serviço?
Onde pode ser encontrado o ouro?
Quanto tempo depois do raio vem o trovão?
Qual é a sílaba tônica de açaí?
Precisa de advogado para recorrer de multa de trânsito?
Para que serve a educação especial?
Onde é interposto o recurso extraordinário?
O que acontece se comer uma fruta com bicho?
O que aumenta a vascularização?