As isozimas ou isoenzimas são enzimas que diferem na sequência de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação química. Estas enzimas podem mostrar diferentes parâmetros cinéticos, ou propriedades de regulação diferentes.
As isoenzimas são produtos da expressão gênica e, consequentemente, altamente influenciadas pelo ambien- te, pois os genes que controlam a sua expressão manifes- tam-se em determinados estádios do desenvolvimento e em órgãos e tecidos específicos, ou, ainda, sob um deter- minado estímulo (Ramírez et al., 1991).
Coenzima é uma molécula orgânica ou metalorgânica unida a uma enzima, que juntas tem uma função catalítica, e que é necessária ao funcionamento da mesma. ... Muitas vitaminas são coenzimas de processos vitais, daí sua importância. A coenzima A, por exemplo, é importante na respiração celular.
Em alguns processos patológicos, as determinações enzimáticas contribuem significativamente para estabelecer a causa, localização e grau de extensão da lesão, para fazer o controle do tratamento e ainda para determinar a cura.
Enzimas que atuam junto com alguns íons são chamados apenas de cofator , quando este cofator é orgânico nós chamamos de coenzima.
41 curiosidades que você vai gostar
Os cofatores enzimáticos, são moléculas pequenas, orgânicas ou inorgânicas que tem papel no funcionamento de diversas enzimas, auxiliando e possibilitando a catálise enzimática. Moléculas de cofatores orgânicas, são chamadas de coenzimas, então temos cofatores e coenzimas enzimáticos.
Cofatores são pequenas moléculas orgânicas ou inorgânicas, fraca ou fortemente ligados às enzimas, que podem ser necessárias para a função catalítica da enzima. Estes cofatores não estão ligados permanentemente à molécula da enzima mas, na ausência deles, a enzima é inativa.
Estas enzimas podem mostrar diferentes parâmetros cinéticos (i.e. diferentes valores de KM), ou propriedades de regulação diferentes. A existência das isozimas permite o ajuste do metabolismo para satisfazer as necessidades particulares de um determinado tecido ou etapa de desenvolvimento.
A utilidade diagnóstica da medida das enzimas plasmáticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensíveis de lesão ou proliferação celular. Estas modificações ajudam a detectar e, em alguns casos, localizar a lesão tecidual, monitorar o tratamento e o progresso da doença.
Qual o tema do filme Doutor Gama?
Quais são as fases da respiração celular e onde elas ocorrem?
Como escrever a palavra recusasse?
Qual a diferença entre gostar e admirar?
Qual é a importância dos resultados do VDRL e FTA ABS?
O que são recintos alfandegados?
Em qual numero o ar condicionado gela mais?
Quanto tempo Moisés ficou no deserto depois que fugiu do Egito?
Quanto tempo para enzima fazer efeito?
Qual é o melhor peixe para criar em tanque?
Venceram é presente ou futuro?
Como conseguir emprego em 2022?