Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.
Pesquisadores dizem que “os dinossauros seriam alienígenas em nosso mundo”, mas nada é impossível. Os visitantes olham o esqueleto de Tristan, o Tiranossauro rex, um dos maiores e mais bem preservados esqueletos de dinossauro, no Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha.
Na época em que surgiram os primeiros dinossauros, todos os continentes estavam unidos em um único supercontinente, Pangea, pontuados por desertos e clima árido. A metade norte era denominada Laurásia e a sul Gondwana.
Portanto, respondendo à pergunta do título da matéria (“será que os humanos e os dinossauros poderiam ter coexistido?”), a resposta é: não, de jeito nenhum!
38 curiosidades que você vai gostar
O conhecimento sobre os dinossauros é derivado de uma variedade de registros fósseis e não fósseis, incluindo ossos, fezes (quando fossilizadas são chamadas de coprólitos) e pegadas fossilizadas, gastrólito e penas, impressões de pele, órgãos internos e tecidos moles.
Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível.
Os dinossauros e outros répteis surgiram no Triássico, primeiro período da era Mesozoica, há aproximadamente 245 milhões de anos.
Estas criaturas são da época dos dinossaurosO peixe jacaré (atractosteus spatula)A arraia gigante (H. chaophraya)Crocodilo (Crocodylidae)Equidnas (tachyglossidae)Celacanto (Latimeria)Medusa ou água viva (Cnidaria)Tubarão duende (Mitsukurina owstoni)As tuataras (sphenodon)
Apenas o justo Noé e sua família foram salvos. Eles, junto com alguns animais – incluindo, de acordo com o Museu da Criação, dinossauros – foram alojados com segurança na arca que Deus ordenou a Noé construir.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.
As pesquisas apontam que os “répteis terríveis” se desenvolveram a partir de animais relativamente pequenos, presentes em ambientes terrestres há aproximadamente 233 milhões de anos.
Trilobites, a vida na Terra antes dos dinossauros.
No Judaísmo antigo, haviam duas narrativas distintas sobre a criação do homem. A primeira afirma, "Homem e mulher, Ele criou", implicando a criação simultânea de Adão e Eva. Na segunda narrativa Eva é criada depois de Adão.
Evolução. Os mamíferos evoluíram a partir dos cinodontes, um grupo de répteis carnívoros que viveu no fim do Paleozóico. O primeiro verdadeiro mamífero reconhecido é o Morganucodon, um pequeno insectívoro que viveu no Triássico superior.
→ Poríferos: Grupo mais primitivo de animais. Trata-se de seres sésseis, com corpo repleto de poros, que vivem apenas em ambientes aquáticos. Esses animais possuem simetria radial, mas alguns podem ser assimétricos.
Eram animais muito fortes, com o corpo coberto por pelos e se alimentavam somente de plantas. Eram caçados pelos homens pré-históricos para servir de alimento e sua pele servia de abrigo.
Os dinossauros foram extintos no final do Mesozoico, no período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos. O gênero Homo, por sua vez, surgiu no primeiro período do Cenozoico, entre três e cinco milhões de anos atrás.
Principais animais da Terra por mais de 150 milhões de anos, os dinossauros eram répteis parecidos com lagartos. A palavra dinossauro provém de palavras gregas que significam “lagarto terrível”. Alguns dinossauros eram as criaturas maiores e mais apavorantes que já andaram pelo planeta.
No final do período Cretáceo ocorreu a extinção dos dinossauros e de diversas outras espécies de animais e plantas.
O paleontólogo que inspirou o primeiro Jurassic Park – o Dr. Jack Horner – anunciou que existe, de fato, um projeto de pesquisa para trazer os dinossauros de volta a vida. E bem mais rápido do que se imagina: a engenharia genética está apenas 5 a 10 anos longe de chegar no ponto de recriar os gigantes pré-históricos.
Porém, a criatura que sairia desse experimento seria um híbrido, a mistura de um dinossauro com outro animal. Recriar os dinossauros da forma em que foi feito no filme Jurassic Park, portanto, não é possível.
Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fósseis encontrados no mundo inteiro mostram que os dinossauros eram um próspero grupo de animais, até desaparecerem subitamente cerca de 66 milhões de anos atrás.
Como escolher tamanho Alpargatas Havaianas?
Como gerar valor ao seu produto?
Como escolher o tamanho ideal da pulseira Pandora?
Como saber o tamanho ideal de lingerie?
Como saber o tamanho do meu óculos?
Como saber o tamanho do relógio de pulso?
Como saber qual broca usar para bucha?
Como saber o tamanho da aliança da sua namorada?
Como escolher o tamanho certo da bota?
Como saber saldo do cartão Brasil Card?
Como consultar saldo Bradesco por telefone?
Como iluminar uma cascata de piscina?
Qual valor do cartão alimentação da creche?
Como plantar sorgo passo a passo?
Como consultar limite do cartão Ourocard?
Como pagar empréstimo consignado do Santander?