Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor).
Usamos sem hífen como saudação, não importando a circunstância (escrevendo uma carta, um bilhete, um e-mail, etc.).
Os dicionários informam que “bom dia” é um cumprimento que se faz no período da manhã. Esta, como se sabe, é definida como “parte inicial do dia que vai do levantar do Sol ao meio-dia” (Houaiss). ... Saudações como “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” são fórmulas de cortesia, moedinhas trocadas no convívio social.
Tanto no Houaiss quanto no Vocabulário Ortográfico o bom-dia hifenizado vem seguido pela abreviatura “s.m.”, que indica tratar-se de um substantivo: “Ele me deu um bom-dia seco e mal-humorado”, ou “Deu um alegre bom-dia e foi sentar em seu lugar”.
Substantivo masculino: cumprimento que se dirige a alguém na parte da manhã; bons-dias. Ex.: cumprimentou-o com um bom-dia caloroso. Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias. Ex.: Deu-me um bom-dia afetuoso.
Bom dia! — Esta saudação terá vindo da língua francesa. O dicionário Aulete em 1861 fala do «contemporâneo bom dia». Passou a ser mais frequente na cidade. 3. — Presentemente, as duas formas são equivalentes (ex.: Dicionário recente Houaiss-port.e.). 4. — Para mim, pode haver alguma diferença na intenção ou na interpretação das duas expressões.
Tudo pode acontecer quando estamos de peito aberto e olhamos para as possibilidades. Aproveite cada minuto do seu dia, arrisque-se, sonhe e tome atitudes, porque tudo só depende de você. Para começar o dia bem, confira estas mensagens de bom dia. Bom dia, meus amados!
Mensagem de Bom Dia. Assim que abrir os olhos, agradeça antes de mais nada. Permita-se sentir a vida te felicitando e sorria para o dia que se inicia. Deixe a alegria fazer parte do teu dia e a felicidade cinoir a sua vida. Quando sorrimos para a vida, recebemos de volta apenas gratas surpresas.
1. Bons dias! — Na opinião expressa por Sá Nogueira e por Vasco Botelho de Amaral, esta forma de saudação é a vernácula e mais do uso do povo. 2. Bom dia! — Esta saudação terá vindo da língua francesa. O dicionário Aulete em 1861 fala do «contemporâneo bom dia». Passou a ser mais frequente na cidade. 3.
Qual personagem da Bíblia gostava de jogar bola?
Como escreve a palavra denigre?
O que é regulação na contabilidade?
Quanto tempo é a recuperação de cirurgia de pterígio?
O que é manancial de abastecimento?
O que pode dar errado na colonoscopia?
Como começar o ano de emprego novo?
Qual o CBO para motorista de caminhão?
É normal sentir sono durante a meditação?
Quando o síndico não toma providências?