ora”, “quer... quer”, “ou...ou” sejam separadas por vírgula ao se passar para a outra oração. Exemplo: Ora sai com Marcelo, ora com Fernando.
Ora, ora são conjunções alternativas. Elas se bastam. Dispensam a companhia da conjunção e: Ora estuda, ora trabalha. Ora faz sol, ora faz chuva.
Sempre que porque for explicativo, ele será precedido de vírgula. ex¹: O Instituto Alma Rugby ensina o esporte às crianças, porque acredita nos valores da bola oval.
A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo. Exemplo: Vamos de carro; eles, de ônibus. Truque: A vírgula é usada em alguns casos para substituir uma palavra que já tenha sido usada na frase.
Expressa nesta hora, neste momento.
36 curiosidades que você vai gostar
1. Todavia, apesar disso, mas ou não obstante; 2.
1 agora, atualmente, nesta ocasião, neste instante, neste momento, presentemente. Quando repetida (ora... ora): 2 já, ou, quer.
01) Porquê:
É um substantivo, por isso somente poderá ser utilizado quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)…) ou numeral (um, dois, três, quatro). Como é substantivo, pode ser pluralizável: os porquês.
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
«Se ele não tivesse chegado a tempo, ela ter-se-ia zangado.» A inserção da vírgula é obrigatória e não me causa dúvidas, já em frases como as seguintes o mesmo não é tão óbvio.
Ora, qualquer pessoa que ouvisse a gíria, que quer dizer o mesmo que "legal", sabe de imediato que são duas palavras, "da" + "hora". A lógica é clara: uma coisa da hora é uma coisa do momento, da moda, e portanto boa (presume-se).
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
É recomendável que as correlações conjuntivas “ora... ora”, “quer... quer”, “ou...ou” sejam separadas por vírgula ao se passar para a outra oração.
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Quando usar crase? Ocorre crase: Antes de palavras femininas em construções frásicas com substantivos e adjetivos que pedem a preposição a e com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como: agradecer a, pedir a, dedicar a,… Aquele aluno nunca está atento à aula.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.
Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Significado de Ora
advérbio Neste exato momento; agora: o projeto, ora avaliado, foi aprovado. interjeição Indica espanto, dúvida, desinteresse. Tem valor conclusivo; pois: ora, o projeto foi um desastre. Expressa alternância: ora chora, ora ri.
Sinônimo de ainda até agora, até este momento, até este tempo, até ao presente. ... até então, até aquele momento, até aquele tempo. ... até lá, até esse momento, até esse tempo. ... um dia, algum dia, qualquer hora. ... além disso, além do mais, mais, ainda por cima. ... ao menos, pelo menos, quanto mais não seja.
3) Por ora corresponde a por agora, por enquanto. Ex.: "O réu, por ora, há de ficar em liberdade".
Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. ... Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: "O menino sujou sua camisa."
1 agora, doravante, a partir deste momento, daí em diante, depois disso.
Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas. Por exemplo: Estava pronta para sair, inclusive, já tinha terminado todo o trabalho.
Não, no caso apresentado não se deve usar a vírgula entre «Ocorre que» e «o sobredito delito», porque «o sobredito delito» funciona como sujeito da oração anterior.
Como deixar o piso antiderrapante brilhando?
Quais são as principais capacidades físicas utilizadas pelos jogadores durante os jogos de futsal?
Como fazer uma boa acolhida na escola?
O que a CLT diz sobre seguro de vida?
O que acontece se colocarmos uma colher de chá de açúcar em um copo com água?
Como acentuar as letras no teclado?
Qual é o menor número do conjunto Z é o maior?
Qual a fração mínima de parcelamento de imóvel rural?
Como calcular a taxa equivalente?
Quais profissões mais bem pagas em Portugal?
Como surgiu o Barroco em Portugal?
Qual a importância dos estudos arqueológicos para a história do planeta Terra e da humanidade?
Como passar protetor e repelente no bebê?
Qual o tipo de radiação consegue atingir o DNA das células causando mutações?
O que faz quem trabalha na ouvidoria?
Onde encontrar a lactoferrina?