Às vésperas da temporada do verão de 2022, o número de relatos do avistamento de tubarões na orla de Balneário Camboriú (SC) chegou a 28, desde agosto, segundo levantamento do Museu Oceanográfico da Univali.
Segundo especialistas e a própria prefeitura da cidade, os registros feitos na cidade se limitam as espécies como o tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini), tubarão-mangona (Carcharias taurus), tubarão azul (Prionace glauca) que não são consideradas agressivas ao ser humano e são comuns na região.
Diferenças e semelhança de Balneário Camboriú e Recife
Em Balneário Camboriú também teve alterações. A mudança no habitat dos tubarões ocorreu em virtude da ampliação da faixa de areia "que levantou, provavelmente, alimentos".
No Brasil, os casos mais frequentes acontecem em Pernambuco, no Nordeste. Em Balneário Camboriú (SC), após o alargamento da faixa de areia, tubarões começaram a serem vistos nadando próximo à praia. Os dois casos em Ubatuba foram os únicos registrados em SP neste ano até o momento.
Dois ataques em pouco mais de dez dias
Neste ano, em 3 de novembro, um turista francês foi atingido por um tubarão de pequeno ou médio porte, na praia do Lamberto. Foi o suficiente para que especialistas começassem um estado de observação na região.
42 curiosidades que você vai gostar
Por causa do risco de ataques de tubarão, entre as praias do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, e de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, há quase oito quilômetros de orla onde não é permitido tomar banho de mar, pescar, acampar ou fazer piquenique. Há placas de alerta, mas muitas estão desgastadas.
Nesta sexta-feira (28/1) um tubarão foi visto em uma praia na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O momento foi registrado por banhistas que estavam no local.
Boa Viagem, Brasil
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.
Em novembro de 2021, a cidade de Ubatuba foi palco de dois incidentes com tubarão. O primeiro foi no dia 3 de novembro, data em que um turista francês foi atacado por um tubarão na praia de Lamberto. No dia 14 de novembro, o incidente com o tubarão feriu uma idosa de 79 anos na Praia Grande.
Um pescador da cidade de Porto Seguro, capturou um tubarão-lixa de cerca de dois metros, enquanto trabalhava na manhã desta quarta-feira (17). O animal foi encontrado a cerca de 5 km da costa e devolvido ao mar.
"Os tubarões costumam seguir navios atrás de restos de comida e dejetos lançados ao mar e são atraídos até mesmo pelo som do motor." ... "E outro fator que contribui para a ocorrência de ataques é o despejo de esgoto na costa, que atrai peixes pequenos que os tubarões gostam de comer."
O curador do museu, professor Jules Soto, acredita que a presença maior dos tubarões se deva ao trabalho das dragas que movimentam a areia na praia, fazendo com que haja maior dispersão de pequenos moluscos e outros alimentos para os peixes que, por sua vez, atraem os tubarões.
Então, qualquer movimentação, que a gente chama de frenesia alimentar, acaba atraindo esses animais para cá", explica Neto. Além disso, a segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, o aumento do registro ocorre porque moradores e visitantes estão mais atentos ao que ocorre na região.
Às vésperas da temporada do verão de 2022, o número de relatos do avistamento de tubarões na orla de Balneário Camboriú (SC) chegou a 28, desde agosto, segundo levantamento do Museu Oceanográfico da Univali.
A largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 metros. Os trabalhos começaram em março deste ano, com a chegada de tubos usados juntos com a draga, que chegou à cidade em 22 de agosto. Balneário Camboriú mantém réveillon com queima de fogos na Praia Central.
O tubarão-baleia que foi avistado em Bombinhas por mergulhadores, na manhã de segunda-feira, é um animal muito raro de se ver próximo à costa. A espécie é a maior entre os tubarões e o maior peixe conhecido, podendo chegar a 15 metros de comprimento e aos 100 anos de vida.
Os recentes ataques de tubarões na cidade de Ubatuba, um dos principais destinos do litoral norte paulista, alarmaram turistas. Por outro lado, a presença dos animais não pegou de surpresa os especialistas no assunto. O motivo é um só: de norte a sul, a costa brasileira é repleta de tubarões.
No último dia 3 de novembro, na praia de Lamberto, em Ubatuba, aconteceu algo que não se via há mais de 30 anos: um ataque de tubarão. A vítima, um turista francês de 59 anos que se banhava no local.
Em Ubatuba (SP), bairro Itaguá tem série de roubos; prejuízo pode chegar a R$ 300 mil*Obrigado por ler o Costa Norte. ... Segundo a página, os comerciantes cobram mais policiamento na região, que é alvo constantes dos criminosos.
“Sempre apareceu tubarão no Guarujá, só não é comum, e nem sempre eles encalham, mas se você perguntar pra surfistas que estão no mar com frequência eles com certeza já viram, e a maioria é filhote perdido como esse”, disse um morador nas redes sociais.
Em todo País, a Praia de Boa Viagem, no Recife, é atrelada aos ataques de tubarão já registrados; sozinha, concentra 24 dos 70 incidentes que ocorreram em Pernambuco desde 1992.
No Brasil, cerca de 300 espécies habitam a nossa costa. Biólogo e um dos proprietários do aquário, Douglas Brandão, explica que em Natal é o único local do Brasil onde o visitante pode ter este contato direto com o tubarão.
Banhistas filmam tubarão com quase dois metros de comprimento no Rio de Janeiro. Um tubarão com cerca de dois metros de comprimento foi filmado por banhistas nesta sexta-feira (28) na Praia da Vila, que fica no Centro de Saquarema, na Região dos lagos do estado do Rio de Janeiro.
Não há risco de ataque de tubarões. Mesmo com a maré cheia, não torna-se perigosa. Óbvio que ainda devemos dobrar nossos cuidados, por conta da força das ondas. Porém, o que nos assegurar é que a praia de maragogi, é bastante plana.
Arraial do Cabo – Um tubarão-baleia foi flagrado em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, nesta quinta-feira (26). ... O tubarão-baleia é o maior peixe que existe; pode chegar a 15 metros de comprimento e pesar mais de 15 toneladas.
O que significa contr INSS remuneração?
Como funciona o Marketplace Facebook?
Como receber passe espiritual?
Pode usar nebacetin em hemorróida?
Como receber o token da Amil por SMS?
Como usar o Matizador da Forever?
Como mudar a aparência Red Dead Online?
Como alterar medida no AutoCAD?
Como alterar a data do voo LATAM?
Como Recuperar senha INSS Digital?
Como faço para mudar a temperatura do ar condicionado?
Como saber que o site é confiável?
Como saber se o terreno está regularizado?
Como tirar a nota fiscal DANFE?
Como saber se um texto está em primeira ou terceira pessoa?
O que acontece se desligar o PS4 errado?