A SER ou A SEREM? A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado.
A forma serem corresponde ao verbo ser no infinitivo pessoal e admite flexão em número. A palavra ser é a forma do verbo ser no infinitivo impessoal, e, portanto, não admite flexão em número.
Ser e serem, os dois existem e estão corretos, são formas diferentes do mesmo verbo “ser”. A diferença é que “ser” e “serem” estão no infinitivo pessoal, que permite flexão de número. Enquanto “ser” também pode estar no infinitivo impessoal, que não permite flexão, é invariável.
Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.
Só existe uma obrigatoriedade de flexão: quando o sujeito (substantivo ou pronome) do infinitivo se encontra claramente ao lado do verbo, depois da preposição, isto é, na seguinte ordem: PREPOSIÇÃO – SUJEITO – INFINITIVO.
33 curiosidades que você vai gostar
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.
Acontecer, ocorrer, suceder.
Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto.
4.º – O verbo que está na passiva é o verbo “manter”, e não o verbo “dever”. Trata-se de “ser mantido”, e não “ser devido”. Se a frase inicial fosse «É devido manter o sigilo.», então a sua correspondente poderia ser «Deve-se manter o sigilo.»
5ª) VAI-SE RECUPERAR ou VAI SE RECUPERAR? A dúvida é se devemos ou não usar o hífen. Com hífen (=vai-se recuperar), temos a ênclise do verbo auxiliar; sem hifen (=vai se recuperar), temos uma próclise do verbo principal. verbo (=vai-se), como se fosse uma única palavra.
Flexão de estar. Associa-se à uma característica de um ser, que pode ser momentânea ou permanente. Exemplo de uso da palavra Estarem: O mérito de estarem recebendo prêmios, é todo deles.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Em devem ser, devem atua como verbo auxiliar e ser atua como verbo principal.
...
Os verbos auxiliares sofrem flexão em número, pessoa, tempo e modo, concordando com o sujeito:devem ser;deve ser;deveria ser;deverá ser;deverão ser;devessem ser;…
Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, usada para referir a um mesmo sujeito. Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.
O verbo ser concordará com o predicativo do sujeito: a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural. Exemplos: Isso são lembranças inesquecíveis.
A palavra precisão, grafada com -ão, é classificada como um substantivo. Não se deve confundir essa expressão com uma das formas verbais do verbo precisar (precisam). Precisão apresenta o sentido de coisa exata e de rigorosidade no registro ou definição de algo, bem como excelência na execução de algum trabalho.
Afirmativomantém-te.mantenha-se.mantenhamo-nos.mantende-vos.mantenham-se.
Este verbo conjuga-se como o verbo ter. Assim sendo, tal como se diz eu tiver, deve dizer-se eu mantiver: ... Manter é o infinitivo do mesmo verbo e, no mesmo sentido, usa-se com a locução no caso de: No caso de se manter a ida ao cinema, eu aviso-te.
Conservar-se, permanecer.
Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…
A palavra fize-se está errada, não existe. Fizesse é a forma do verbo fazer conjugado na 1. ª ou na 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.
Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”. Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular.
Significado de Ser
verbo predicativo Possuir identidade, particularidade ou capacidade inerente: Antônia é filha de José; esta planta é uma samambaia; a Terra é um planeta do sistema solar. Colocar-se numa condição ou circunstância determinada: um dia serei feliz. ... Ser com. Dizer respeito a: isso é com o chefe.
Sinônimo de seremTerem existência: 1 existirem, viverem, estarem, acharem-se, encontrarem-se.Tornarem-se: 2 tornarem-se, ficarem, virarem, fazerem-se.Referirem-se: ... Acontecerem: ... Valerem: ... Constituírem: ... Pertencerem a alguém: ... Descenderem:
2 tornar-se, ficar, virar, fazer-se, passar, converter-se, transformar-se.
Qual a melhor temperatura para o ar-condicionado?
Quantos litros tem o tanque de combustível da Parati G3?
Quem exerce o poder na ditadura?
Como saber se estou com alergia na parte íntima?
Estou tomando anticoncepcional a 7 dias corro risco de engravidar?
Como evitar a corrosão química?
Como faço para parcelar os débitos do meu veículo?
Como acessar o código fonte do programa?
Quais os elementos subjetivos do tipo penal?
Quais são todos os animais da África?
Qual a importância do planejamento para a escola?
Qual a chance de um ovo ter Salmonella?
Quais são os tipos de liderança?