A retração gengival tem cura, ou pode ser controlada se for bem tratada quando aparecem os primeiros sintomas. Fazer uma alimentação equilibrada, parar de fumar ou remover piercings que possam estar na origem do problema são medidas fáceis que o podem resolver.
A retração gengival tem jeito, sim, e a única forma para reposicionar as gengivas retraídas é através da cirurgia plástica gengival. A técnica, que é rápida mas pode exigir alguns dias em repouso e longe de atividades sociais, pode ser realizada com ou sem enxertos.
A resposta simples é não. Se as suas gengivas estiverem danificadas devido a, por exemplo, periodontite - a forma mais grave de doença gengival - não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer.
Converse com seu dentista sobre a sensibilidade causada por agentes branqueadores se estiver pensando em fazer um tratamento de clareamento dental e use sempre o creme dental Sensodyne Repair & Protect Whitening.
Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.
Para evitar problemas como a retração gengival, a odontologista indica o uso de força moderada no momento de escovar os dentes. Esse mesmo tipo de comportamento vale para os pacientes que estão ou já sofreram do problema, pois é uma maneira eficaz de evitar que aconteça novamente.
Em média, os valores do procedimento para um protocolo com até 6 dentes variam entre R$800,00 a R$2000,00. Procedimentos auxiliares como simulações digitais ou diretamente sobre os dentes (mockups), ao mesmo tempo que otimizam e trazem mais precisão à plástica gengival, aumentam os valores finais da terapia.
faça visitas regulares a cada seis meses. A retração gengival pode ter vários motivos. O mais correto seria você procurar um profissional para verificar qual ou quais os motivos dela. Podem ir de má higiene, perda óssea e traumas de oclusão.
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
Ao notar que a gengiva está sofrendo retração, muitas pessoas desconfiam de periodontite, uma doença que pode destruir os ossos e tecidos ligados aos dentes. Sempre que notar mudanças na gengiva, vá ao dentista; enquanto não chega o dia da consulta, utilize alguns produtos caseiros para estimular o crescimento dela.
Neste artigo do umCOMO, saiba mais sobre como regenerar a suas gengivas, de para mantê-las saudáveis. Quando se trata de casos mais graves, em que as gengivas se retraem de forma pronunciada, a única solução é a cirurgia. Contudo, em casos mais ligeiros, há outras opções menos invasivas.
Recuperar a retração gengival causada por periodontite é um tratamento com muitas limitações e exige informação ao paciente para evitar frustrações com resultados de cirurgias com enxerto de gengiva ou enxerto de osso. Luís Gustavo Leite é dentista graduado e especializado em periodontia e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.
Saiba as causas da retração gengival. Existem vários fatores que podem fazer com que as gengivas sofram tal condição; o dentista poderá auxiliá-lo a identificar quaisquer fatores de risco que o paciente apresentar. Algumas das causas mais comuns são: [20]
Qual a importância do modal ferroviário?
Qual o prazo para interpor recurso especial penal?
O que é preciso para montar um time de futebol?
Como se preparar para uma corrida de 15km?
O que são testes não Treponemicos?
Quantos dias após a ovulação vem o muco branco?
O que é força e qual a sua melhor definição?
Qual é o objeto de estudo de Wundt?
O que aconteceu com o cabelo da Ana Maria Braga?
Por que se chama jogo americano?
Qual a função do desidratador?
Qual a natureza da reconvenção?
Como fazer para dar um reset no celular?