Para a Inteligência Emocional, o medo da rejeição é um reflexo da forma como os indivíduos se relacionaram com seus pais durante a infância e até mesmo ao longo da vida intrauterina. Isso acontece porque as emoções e pensamentos dos pais são transferidos e interpretados pelo bebê durante sua formação dentro do útero.
O complexo de rejeição age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias. Pode até mesmo ser um mecanismo de autossabotagem inconsciente. A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”.
A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.
A rejeição pega carona nas vias de dor física no cérebro.
Estudos de imagem por ressonância magnética funcional mostram que as mesmas áreas do cérebro são ativadas quando experimentamos a rejeição, como quando sentimos dor física. É por isso que a rejeição dói tanto (neurologicamente falando).
Rejeição amorosa estimula área do cérebro envolvida na motivação, recompensa e vício. A tese de Helen Fisher confirma que o amor romântico está ligado ao sistema de recompensas e à motivação. O sofrimento causado pelo fim do término não é um sentimento que pode ser superado com facilidade, já que funciona como um vício ...
27 curiosidades que você vai gostar
A dor da rejeição gera muita decepção e frustração. O primeiro contato que temos com o amor é por meio da relação com a mãe: cientistas já comprovaram que os sentimentos, pensamentos e emoções dos pais são transferidos para a criança ainda no útero.
Este sentimento doloroso faz parte de um processo interno para tentarmos entender as nossas limitações e a do outro. Em um primeiro momento, diante de uma rejeição, a tendência pode ser de carregar nas tintas e ver tudo escuro, sem futuro, mas, se tivermos paciência, podemos aprender com a situação.
8 passos para lidar com a rejeição amorosaSeparar a rejeição do rejeitado. ... Exercite a autoestima. ... Respeite a não correspondência. ... Encare a tristeza. ... Siga a própria vida. ... Mantenha-se em movimento. ... Faça uma seleção melhor no futuro. ... Inverta as posições.
Como curar a ferida da rejeiçãoA rejeição o tornará fraco, vulnerável, e pode fazer você mergulhar na depressão. ... Para começar a se valorizar você precisa se permitir o melhor. ... Procure a companhia daquelas pessoas que agregam valor a sua vida e não as que a diminuem, que aumentem a sua autoestima e não a pisoteiem.
Como Paço Imperial é utilizado atualmente?
Como baixar o WhatsApp da caixa?
Quem mais ganhou com a Guerra do Paraguai?
Como escrever uma dedicatória?
O que é um segmento de clientes?
O que é bom para esfoliar a pele?
Como saber qual banco vou receber minha aposentadoria?
Como verificar se o DAS foi pago?
É possível afirmar sobre o período da mineração no Brasil que?
Como cadastrar o código da Coca-cola?
Como é o ciclo de vida de uma Pteridófita?
Quando salvo em PDF fica desconfigurado?
Quem usou a Gomu Gomu no Mi antes do Luffy?
Quais os sintomas de excesso de ferro no sangue?
Qual a importância do planejamento para a vida humana e para o trabalho docente?