Oxê (em inglês: oshe, em iorubá: ọṣè) é uma palavra de origem africana que significa machado de dois gumes. Geralmente feito em madeira, pode ser encontrado também em cobre, latão, bronze ou outros materiais semelhante ao Lábris. No candomblé é chamado de ferramenta ou machado de Xangô.
62.73.1 - OXÊ : INSIGNIA DO ORIXÁ XANGÔ
Oxê é um Odu essencialmente masculino, responsável por reger os olhos e o coração. Além disso, também tem associação com a ideia de fertilidade, de harmonia e de prosperidade, podendo trazer a fama para as pessoas associadas a ele. Dessa forma, as pessoas regidas pelo Odu são dadas aos prazeres da vida.
NÚMERO 5 – OXÉ
Regido por Oxum e Logun Edê, OXÉ Odu a torna sensível e atenta. Você está sempre cheia de disposição e proporciona alegria a todos.
Ôxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanja e Iyami.
16 curiosidades que você vai gostar
Portanto, Odu 9 Osá Meji também possui um orixá regente e que traz algumas de suas características. O orixá que rege este Odu é Iemanjá, que tem a característica da busca pelo autoconhecimento e sabedoria sobre todos os assuntos e situações do mundo.
Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos.
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
NÚMEROS : 8 e 16.
Oxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanjá e Iami. Consulente com grandes possibilidades de relacionamento duradouro, busca o prazer em tudo que faz, amável e responsável.
Número : 6, 12, 08.
Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.
Oxê (em inglês: oshe, em iorubá: ọṣè) é uma palavra de origem africana que significa machado de dois gumes. Geralmente feito em madeira, pode ser encontrado também em cobre, latão, bronze ou outros materiais semelhante ao Lábris. No candomblé é chamado de ferramenta ou machado de Xangô.
Existem dois Orixás responsáveis pelo Odu Obará, eles são Oxóssi e Xangô.
Filhos de Oxum são banhados em ouro e amam tudo o que traz mais conforto, luxo e tranquilidade às suas vidas. Tendem a serem prósperos e conseguem fazer dinheiro com muita facilidade – da mesma forma que acabam gastando também.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Características de Irosun: o Odu número 4.
Owonrin, ou Owanrin Meji, é o décimo primeiro dos dezesseis Odus que compõem o oráculo Yorubá. Na língua Yorubá, “Wó-ri” pode ser traduzido como “virar ou girar a cabeça”, uma metáfora para a morte.
Odu número 8 Ejioníle
Ejioníle está ligado à força do sol, do fogo e do céu, se tornando um dos Odus mais quentes. Se isso traz características positivas, como a sua capacidade de se manter ativo o tempo todo, pode também se tornar bastante danoso em alguns cenários.
Qual Orixa do número 7? Obaluaiyê Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia.
O número 7 também representa o Reino das Almas, tem Omulu como seu Orixá regente e sua cor representada pelo preto.
Animal de Oxum é a Abelha. Animais: Cabra , galinha, angolista, pombo, pata, bode castrado. Atuação : Amor, fertilidade. Axés : 8 e 16.
O que é preciso para montar um aquário de água doce?
Quando usamos os adjetivos comparativos em inglês?
O que colocar no currículo de técnico de Enfermagem?
Como usar algoritmos são utilizados nas redes sociais?
Como usar amaciante na lava e seca?
Como usar o conversor VGA HDMI?
Como utilizar a conta digital da caixa?
O que significa ap-1 na faculdade?
Como é feita a contribuição sindical?
Como funciona o comando UNION?
Como Elon Musk ganha dinheiro?
Como saber qual cartório está o protesto?
O que precisa para ser empreendedor individual?