Qual a natureza da reconvenção?

Pergunta de Sandro Cristiano Figueiredo de Azevedo em 30-05-2022
(46 votos)

Reconvenção - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015) Possui natureza jurídica de ação, uma vez que prescreve um pedido de tutela jurisdicional, invertendo os polos ativos e passivos da relação processual principal, e deve ser apresentada na contestação.

Qual a natureza jurídica de contestação e da reconvenção explique?

A contestação e a reconvenção são independentes entre si, ou seja, o réu pode contestar sem reconvir e reconvir sem contestar. A reconvenção é uma forma de defesa típica do réu, por meio da qual propõe a sua demanda contra o autor nos mesmos autos.


Qual a natureza jurídica da reconvenção e quais são os seus pressupostos ou condições específicas para o seu legítimo exercício?

Resposta: A reconvenção tem natureza jurídica de ação judicial autônoma e conexa (as ações são conexas quando tiverem o mesmo objeto (pedido) ou a mesma causa de pedir), movida pelo demandado contra o demandante.

Qual o formato da reconvenção?

A reconvenção no Novo CPC passou a ter duas formas de apresentação: como tópico na própria peça de contestação ou de forma autônoma, quando não for do interesse do réu a apresentação de contestação, conforme previsão expressa do §6º, do art. 343 do Novo CPC.

Quanto à natureza jurídica existe diferença entre reconvenção e contestação?

Enquanto a contestação é a peça processual utilizada pelo réu para se defender das alegações da petição inicial do autor, a reconvenção é utilizada para que o réu possa deduzir pretensão própria, ou seja, quando ele age como autor do seu próprio pedido, desde que tenha relação com os fatos da inicial ou com o ...

PROCESSO CIVIL - RECONVENÇÃO


27 curiosidades que você vai gostar

O que é ação de natureza dúplice?

Em sentido material, uma ação é dúplice, quando os litigantes assumem concomitantemente os dois polos da demanda, não se podendo falar em autor e réu. É a natureza da pretensão deduzida em Juízo que determina essa condição dos litigantes.

Qual a diferença entre reconvenção e ações dúplices?

Reconvenção e ações de natureza dúplice:

Algumas ações, por força de lei, têm natureza dúplice, pois permitem que o réu formule pretensões novas em face do autor, sem precisar reconvir. Exemplos: ações as possessórias. ações que correm no Juizado Especial Cível.

Quem é o Reconvinte ou reconvindo?

As partes numa reconvenção são denominadas: reconvinte (réu, que elabora a reconvenção contra o autor) e reconvindo (autor, contra o qual a reconvenção se dirige). Na verdade, ambas as partes serão, simultaneamente, autor e réu, se verificar ora a ação, ora a reconvenção.

Como se faz uma reconvenção?

Reconvenção no CPC/215

Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. §1º Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.



Outras questões

Qual o adubo para limão?

Como pausar o teclado do notebook?

Quanto tempo posso ficar com a meia de compressão?

O que significa resenha literária?

Quais são os países mais populosos da Europa?

Quem é o guarda de Fnaf 4?

Pode esfoliar a pele todos os dias?

Quais as principais contribuições de Piaget?

O que é cor na arte?

Qual o limite máximo de temperatura?

Como fazer registro de balanço?

Quanto é a multa por sonegar imposto?

O que significa domínio legal?

Como morreu o príncipe Heitor?

Qual é a cor de terno para a noite?

Como escolher o melhor arroz?

Qual é o estilo do pop?

Quantos núcleos tem um Ryzen 5 1600?

Qual o sintoma de gases no coração?

Como verificar portabilidade?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com