Nessa perspectiva, a avaliação formativa reguladora possui três características básicas: a natureza processual, a diversidade de instrumento e a intencionalidade educativa. ... É fundamental que o fazer avaliativo chegue a tempo de favorecer as correções e os ajustes necessários na relação entre o ensino e a aprendizagem.
A avaliação formativa permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo. ... Nesse sentido a avaliação é um instrumento de controle da qualidade, tendo como maior objetivo um ensino de excelência em todos os níveis.
A avaliação formativa possibilita aos professores acompanhar as aprendizagens dos alunos, ajudando-os no seu percurso escolar. É uma modalidade de avaliação fundamentada no diálogo, que possui como objetivo, o reajuste constante do processo de ensino.
A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem.
Como fazer uma avaliação formativa Pode ser feita em blocos separando os assuntos como auto avaliação do aluno, avaliação do processo de ensino aprendizagem ou avaliação do professor dependendo do objetivo do professor. Ou ainda pode ser em uma lista corrida. Cada item também é adaptável com a necessidade do professor.
Ao ponto de vista do professor, a avaliação formativa é o instrumento de controle de qualidade, pois é através dela que será feita a averiguação do nível de compreensão do conteúdo ensinado. O papel do professor (nesse caso, como um engajador) deve ser: Repensar sobre suas práticas, traçando novas estratégias;
A aplicação da avaliação formativa deve ser condizente com os objetivos de aprendizagem e, principalmente, não gerar ansiedade nos estudantes.
A avaliação formativa tem como função o acompanhamento do aluno e deve ser realizada durante todo o período letivo. Para verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos pela disciplina.
Quais os instrumentos utilizados na avaliação formativa? Bom, a avaliação formativa adota vários tipos de métodos avaliativos, sempre de maneira engajada, oferecendo ao aluno ser co-autor da construção do próprio conhecimento e, portanto, utiliza algumas ferramentas, como as seguintes: trabalhos em grupo.