De acordo com a definição de Estado que acabamos de colocar, ficam postos em evidência os quatro elementos constitutivos do Estado: povo, território, governo e finalidade.
Na maioria dos casos, a confederação é governada por uma assembleia dos Estados confederados, que têm direitos e deveres idênticos. As decisões desta assembleia são, em princípio, tomadas por unanimidade. A confederação tem em regra personalidade jurídica, mas a sua capacidade internacional é limitada.
Estas disposições constitucionais tratam da base da organização do Estado brasileiro e o caput do artigo 18 da CF, revelando o tipo de estrutura que os legisladores constituintes elegeram para o nosso Estado: a Federação.
As formas de Estado, que são as maneiras pelas quais este se estrutura dentro de seu território, com relação a sua descentralização político-administrativa, ensejariam a ocorrência de um Estado Unitário ou de um Estado Composto, sendo que neste último gênero se insere a espécie denominada de Estado Federal.
A Convenção de Filadélfia de 1787, responsável pelo surgimento dos Estados Unidos da América, havia apenas uma forma de organização do Estado, o Estado Unitário.
Três aspectos interessantes devem ser considerados sobre a origem do Estado: 1 O aspecto sociológico, que diz respeito aos elementos da sociedade política criada pelo homem; 2 O aspecto histórico, que encara o Estado como um fator social em evolução; 3 Os aspectos doutrinários, que analisa o Estado do ponto de vista filosófico.
Como usar óleo essencial para melasma?
Qual o sinônimo da palavra precoce?
O que é ter uma vida com propósito?
Quem tem rinite pode tomar suco de laranja?
O que significa remissão jurídico?
É verdade que quem faz bariátrica vive menos?
Quem tem diabetes pode comer inhame?
Quem Instalou-se um governo provisório a República Federativa?
O que se diz na hora do casamento?
Qual foi o nome mais usado de 2021?
O que levar para viajar 4 dias?
Qual o grau de risco de mineração?