A multiplicação e a divisão dos egípcios eram efetuadas por uma sucessão de duplicações. Como exemplo de multiplicação achemos o produto de 12 por 27. A multiplicação é efetuada duplicando 12 até que a soma das duplicações exceda 27.
A multiplicação por duplicação é um método antigo para a realização de multiplicação entre dois números naturais. Há duas variantes desse método, a multiplicação egípcia e a multiplicação russa.
Os antigos egípcios escreviam um número fracionário pela soma de frações unitárias. Por exemplo, o número 0.89 (89/100) pode ser expandido para a soma das frações unitárias: 1/2+1/3+1/18+1/900.
Para obter o resultado da multiplicação, somamos todos os números das diagonais começando direita para a esquerda e escrevemos o resultado na parte inferior e esquerda da grade.
Os egípcios utilizavam um sistema de base 10, usando traços repetitivos para representar os números de 1 a 9 e outros símbolos para representar potências de base 10. As adições e subtrações eram realizadas do mesmo modo que é ensinado no Ensino Básico.
Uma fração escrita como uma soma de frações unitárias distintas é chamada de fração egípcia. Por exemplo, 2/5 = 1/3 + 1/15.
Se a soma das diagonais produzir um número de dois algarismos, registra-se apenas a unidade e adiciona-se o algarismo das dezenas aos números da próxima tira.
Como funciona o sensor difuso?
Como se livrar de pensamentos mentirosos?
Como funciona transferência bancária TED?
O que é um representante comercial autônomo?
Como funciona o transporte escolar?
O que fazer quando está com aperto no coração?
O que diz a CLT sobre o trabalho aos domingos?
Como funciona o shampoo Anti-pulgas?
Como saber se o cara está me usando?
Qual a estrutura que liga o rim a bexiga?
Como parar de usar bico de silicone?
Como corrigir cupim nas costas?