Classificações da Receita Pública Quanto à categoria econômica: correntes e de capital. Quanto ao poder de tributar: federal, estadual ou municipal. Quanto à afetação patrimonial: efetivas ou por mutação patrimonial. Quanto à regularidade: ordinária ou extraordinária.
A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.
A Lei nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita pública orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.
Em relação à origem, podem ser classificadas em: a) Receitas públicas originárias: também chamadas de receitas não tributárias, são as que decorrem da exploração do bem público. ... b) Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular.
Quanto à coercitividade, as receitas podem ser divididas em originárias e derivadas. Quanto à regularidade, as receitas podem ser desdobradas em ordinárias e extraordinárias. Na classificação quanto à natureza, diz-se que as receitas tributárias e as receitas de contribuições são exemplos de receitas correntes.
17 curiosidades que você vai gostar
Quanto à coercitividade (ou procedência), as receitas podem ser divididas em originárias e derivadas. As receitas públicas (orçamentárias) podem ser classificadas, quanto à coercitividade, em originárias e derivadas.
Para atender às necessidades da sociedade, o governo precisa prestar serviços e realizar obras - o que exige gastos. Receita pública é o dinheiro que o governo dispõe para manter sua estrutura e oferecer bens e serviços à sociedade, como hospitais, escolas, iluminação, saneamento, etc.
Entende-se por receitas públicas todo montante de valores ou bens que entram nos cofres públicos em definitivo, destinados a suprir as despesas públicas. ... As receitas públicas classificam-se em: 1. Quanto ao aspecto contábil (classificação legal - artigo 11 da L.
Receitas primárias (ou receitas não financeiras) do governo: são aquelas, por exemplo, provenientes da arrecadação tributária com impostos, taxas e contribuições de melhoria, que compõe a chamada “carga tributária” do Brasil.
O que é execução da receita pública Significa executar os três estágios da receita (previsão, lançamento e arrecadação/recolhimento) até que o dinheiro chegue aos cofres do governo para ser utilizado.
Termo: Despesa Orçamentária Primária
Despesa que aumenta a Dívida Líquida do Setor Público e que não tem relação com a apropriação de juros aos estoques dessa mesma dívida. São exemplos: despesas com pessoal e encargos, outras despesas correntes e investimentos.
A receita secundária é aquela oriunda de uma atividade secundária, que não é a principal. Como por exemplo, produtos similares aos principais. Assim como a receita primária, a secundária também deve ser registrada na primeira linha da DRE.
O resultado primário surge do confronto de receitas e despesas primárias no exercício, excluída a parcela referente aos juros nominais incidentes sobre a dívida líquida. Sua apuração fornece uma avaliação do impacto da política fiscal nas contas públicas.
1.1.
Quanto à categoria econômica, a receita pode ser dividida em Receitas Correntes (código 1) e Receitas de Capital (código 2): Adendo: lembre-se que código 3: Despesas Correntes e código 4: Despesas de capital. Veja aqui. Receitas Correntes: estas são as receitas arrecadadas dentro do exercício.
Existem diversos setores de atividades econômicas nas quais as categorias estão inseridas, como os industriais e comerciais, havendo em cada um deles várias subdivisões, como indústria alimentícia, metalúrgica, comércio, hoteleiro, entre outras.
Em sentido amplo, receitas públicas são ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado, que se desdobram em receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, e receitas extraorçamentárias, quando representam apenas entradas compensatórias.
Conceito de Receita Pública. É a entrada que, integrando-se no patrimônio público sem quaisquer reservas, condições ou correspondência no passivo, vem acrescer o seu Page 2 vulto, como elemento novo e positivo (Aliomar Baleeiro). 1. Critério de regularidade ou relativa periodicidade.
Termo: Receita Extraorçamentária
Receita proveniente de toda e qualquer arrecadação que não figure no orçamento e não constitua renda do Estado. O seu caráter é de extemporaneidade ou de transitoriedade. ... Conceito Geral: Receita Pública <quanto ao aspecto orçamentário>.
2 - RECEITAS DE CAPITAL: são as receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital.
As receitas orçamentárias podem ser classificadas segundo os seguintes critérios: (a) Quanto à procedência; (b) Quanto à fonte e destinação dos recursos; (c) Quanto à apuração do Resultado Primário; (d) Quanto à natureza econômica.
O Resultado Primário indica se níveis de gastos orçamentários do Estado são compatíveis com sua arrecadação. O seu resultado é obtido pela diferença entre as Receitas Primárias e as Despesas Primárias. Quando o valor das receitas supera o valor das despesas dizemos que houve um Superávit Primário.
O resultado primário corresponde à diferença entre Receitas e Despesas.
Para determinar se o país está com superávit primário ou déficit primário, a Secretaria do Tesouro Nacional calcula o valor das receitas não financeiras menos as despesas financeiras. Desse modo, o cálculo é: Receitas não financeiras – Despesas não financeiras = Superávit ou Déficit primário.
A Receita Operacional Líquida (ROL) é uma subdivisão da receita líquida da empresa, que corresponde ao montante recebido pela venda de seus produtos ou prestação de serviços. Ou seja, as receitas operacionais envolvem o ingresso diretamente relacionado com a atividade fim da empresa.
Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, porém nem todos são oriundos de vendas ou prestações de serviços, como por exemplo: alugueis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
Qual é o sinônimo de desvendar?
Como é chamado uma palavra que tem 5 sílabas?
Que tipo de planta e o tomateiro?
Como funciona o testador de fonte atx?
Como colocar o teclado em hebraico?
O que quer dizer a palavra Crush?
Qual o sinônimo de ideia e instrução?
Como substituir a palavra feito?
Como usar o ticket alimentação?
Qual a palavra que substitui mostrar?
O que é o temporizador da câmera?
Como escrever a palavra a palavra interesse?