O adipócito marrom tem como principal característica ser termogênico, ou seja, regular a produção de calor e conseqüentemente a temperatura corporal. ... A coloração escurecida (origem do nome “adipócito marrom”) é devido à alta concentração de citocromo oxidase dessas mitocôndrias.
O tecido conjuntivo propriamente dito é o mais indiferenciado de todos e está presente em todos os órgãos e abaixo da epiderme. ... O principal constituinte deste tipo de tecido é a matriz extracelular rica em colágeno, fibras reticulares, fibras elásticas, glicoproteínas e integrinas.
O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado que armazena gordura em suas células adiposas, ou adipócitos. Esse tecido é a maior reserva de energia do organismo na forma de triglicerídeos. Ele pode ser classificado de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo).
Suas principais diferenças estão entre os adipócitos que os constituem, são eles: O adipócito branco, quando totalmente desenvolvido, ou seja, maduro, armazena os triglicerídeos em uma única e grande gota lipídica que ocupa a porção central da célula, deslocando o citoplasma, núcleo e demais organelas para a periferia.
WAT na obesidade Quando o balanço energético é positivo, ou seja, quando a ingestão de alimentos é maior que o gasto energético, o tecido adiposo branco se expande. Esta expansão ocorre via aumento no volume dos adipócitos pré-existentes, bem como a formação de novos adipócitos brancos27.
A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, se são necessárias quatro partículas para formar células reprodutivas, também é preciso oito fases distintas para originá-las, não é mesmo? Confira quais são elas a seguir: prófase I: é onde acontece a permuta, sendo que toda ela é segmentada em leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese;
Em muitos casos, uma célula madura (diferenciada ou especializada), poderá ser estimulada a funcionar como uma célula meristemática. Isto é conhecido como desdiferenciação. Em cultura de tecidos, uma célula madura (célula viva contendo o núcleo) poderá originar uma planta inteira.
Em animais, a divisão da célula ocorre quando um conjunto de fibras citoesqueléticas chamado anel contrátil contrai-se em direção ao interior da célula e parte a célula em duas, um processo chamado de citocinese contrátil. A indentação produzida à medida que o anel se contrai para o interior da célula é chamada de sulco de clivagem.
O que é gestão voltada para resultados?
Quem tem diabetes pode comer cebola?
Qual o benefício de fazer caminhada todos os dias?
O que é solvente na construção civil?
Quem é o pai de Ariclenes em Ti Ti Ti?
O que é marketing pessoal na prática?
Quem compõe o governo estadual?
Quais são as graças dos 4 arcanjos?
O que gasta mais gás forno ou fogão?
Qual o papel da educação popular em saúde?
Qual a qualidade altíssima do Spotify?
Quem é o mais forte do clã Hyuuga atualmente?
Porque Dom Pedro primeiro foi expulso do Brasil?
O que são comentários na linguagem C?
Por que 20 de maio é Dia do pedagogo?