Na história é descrito como sendo o 'Descobrimento do Brasil' a chegada da frota comandada por Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500. Certamente a bordo das caravelas portuguesas Pinta, Nina e Santa Maria vieram alguns dos primeiros queijos para o novo continente, como alimento a tripulação.
Um dos primeiros povos que criaram gado e utilizaram leite para o queijo foram os egípcios. Os primeiros europeus que produziram queijo foram os gregos, que utilizavam as cabras e as ovelhas. Mais tarde, os romanos começaram a utilizar o queijo, que se tornou muito importante em suas refeições.
Conta à lenda que o primeiro queijo teria sido obtido acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, sobre o sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede. ... Assim o queijo foi descoberto.
A história do queijo minas artesanal remonta à descoberta do ouro na Capitania de Minas Gerais, que se tornou Província em 1822, antes de se tornar Estado após a Proclamação da República, em 1889.
No Brasil, o queijo chegou no século 18, na região do Serro Frio, Minas Gerais, quando portugueses tentaram obter um alimento igual ao tipo Serra, comum em Portugal, só que, ao invés de leite de ovelhas, utilizaram leite de vaca, nascendo assim o Queijo Minas.
Castro, nos Campos Gerais, lidera a produção brasileira com 292 milhões de litros. Em segundo lugar está o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros.
São mais de 10 mil anos de existência na mesa da humanidade. Diz à lenda, que este delicioso derivado do leite foi descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.
A fabricação do queijo se constitui num método de transformação do leite em um produto (queijo) de fácil conservação, menor volume e alto valor nutricional além de oferecer sabor agradável e ser de fácil digestão. Seu processo de fabricação e a origem do leite é que são responsáveis pela grande variedade de tipos.
A denominação QUEIJO está reservada aos produtos em que a base láctea não contenha gordura e/ou proteínas de origem não láctea. A seguinte classificação se aplicará a todos os queijos e não impede ao fabricante de denominações e requisitos mais específicos, característicos de cada variedade de queijo que aparecerá, nos padrões individuais.
Apreciado desde a pré-história, o queijo é um dos alimentos mais ricos e saborosos jamais fabricados pelo Homem. Os Nómadas encontravam nele uma segura fonte de nutrientes; Gregos e Romanos deram-lhe lugar de destaque; na Europa medieval foram desenvolvidos métodos de fabrico e formas de conservação.
Algumas pessoas preferem banha de porco, enquanto outras optam pela manteiga ou pelo óleo. Você já parou para pensar um pouco sobre a história do pão de queijo? Trata-se de um pãozinho popularmente conhecido por ser mineiro, com uma massa elástica, saborosa e cheia de queijo.
Qual o valor do preparo recursal?
Quem é o polo passivo do inventário?
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve?
Quais as principais atividades que nossas propostas de valor exigem?
Quanto tempo dura o efeito da infiltração no joelho?
O que foi o taylorismo Fordismo e Toyotismo?
Como se faz um fluxograma de uma empresa?
Quanto tempo dura uma cirurgia no pé?
Como podemos caracterizar o estado gasoso Estado vapor e estado de gás?
Quais são as condições adversas?
O que é o volume molar de um gás?
Quais são as competências e habilidades necessárias para um bom administrador?