O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
Definição Sistema ambulacrário ou sistema hidrovascular, é um sistema exclusivo dos equinodermos, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na excreção, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.
Consiste numa rede de canais por onde a água do mar circula. Desses canais saem pequenos tubos musculares, que se projetam para fora do corpo do animal, formando os pés ambulacrários, com os quais o animal se desloca lentamente. Resumindo: o sistema ambulacral serve para a movimentação do equinodermo.
Sistema circulatório e excretor O sistema circulatório ocorre através do sistema aquífero ou ambulacrário. Ele realiza a circulação de água dentro do corpo, permitindo o transporte de substâncias e a locomoção. Ao mesmo tempo, também permite a excreção, pois carrega as substâncias que precisam ser eliminadas do corpo.
Os equinodermos locomovem-se graças à presença de um sistema de locomoção denominado sistema ambulacrário ou hidrovascular. Esse sistema é constituído por uma placa madrepórica, que permite a entrada de água no corpo do animal. ... Para soltar do substrato, os pés contraem-se, empurrando a água de volta para as ampolas.
O sistema digestivo dos equinodermos é completo, possuindo boca, estômago, intestinos e ânus. No entanto, o estômago é encontrado apenas nos equinodermos carnívoros, contendo glândulas que produzem substâncias digestivas.
Circulação, Excreção e Respiração As substâncias que precisam ser transportadas dentro do organismo dos equinodermos são levadas com auxílio do sistema ambulacral que ao transportar água, transporta as demais substâncias como os nutrientes e alimentos.
Entre as funções que podem ser atribuídas aos pés ambulacrais, podemos citar as trocas gasosas, fixação, recepção sensorial e alimentação. → Outras formas de locomoção dos equinodermos. Apesar de os pés ambulacrais serem a forma de locomoção mais conhecida, os equinodermos também se locomovem de outras formas.
O sistema hidrovascular, também denominado de ambulacral, é particularmente interessante, pois funciona como um sistema hidráulico, no qual um fluido é bombeado através de um sofisticado conjunto de bolsas e canais. Nos Equinodermos, as principais funções do sistema hidrovascular são ________ e ________.: A - Reprodução / excreção.
Respiração e excreção dos equinodermos. As estruturas relacionadas às trocas gasosas variam de acordo com o grupo de equinodermos. Em alguns ouriços-do-mar, por exemplo, existem 10 brânquias pequenas, situadas na parte exterior do corpo, ao redor da boca.
Apesar da existência de outros tipos de locomoção, os pés ambulacrais destacam-se como a principal forma de movimentação dos equinodermos, principalmente no grupo que inclui as estrelas-do-mar. Esses pés fazem parte de um sistema denominado de hidrovascular, que consiste em uma rede de canais que passa no interior do corpo do equinodermo.
Como verificar recurso de multa PRF?
Como saber em qual conta foi depositado o BEm?
Como alterar o tamanho de uma página no InDesign?
Como iniciar a conclusão de um relatório?
Como reduzir o tamanho das letras no monitor?
Como retirar uma tabela de um PDF?
Como colocar na versão desktop?
Como personalizar o Google no PC?
Como funciona a conta essencial do Bradesco?
Como alterar perfil Instagram?
Como recorrer ao seguro-desemprego negado?
Como cortar uma imagem no Word?
Como desbloquear conta Vivo paga?
Como recorrer uma multa federal?
Como os continentes foram formados a partir?
Por que os egípcios eram enterrados com seus pertences?
Como os custos indiretos são atribuídos aos produtos?
Por que os custos indiretos de fabricação são rateados aos produtos?
Como os consumidores que habitam a zona afótica conseguem se alimentar?
Como os elementos químicos se encontram organizados na Tabela Periódica?