Na primeira solicitação, o trabalhador receberá 4 parcelas do seguro se comprovar emprego por no mÃnimo 12 meses. Se comprovar dois anos de trabalho, receberá 5 parcelas. O perÃodo máximo de parcelas poderá ser prolongado por até 2 meses, para grupos especÃficos de segurados, a critério do Codefat.
O trabalhador recebe entre 3 a 5 parcelas do seguro-desemprego, dependendo do tempo trabalhado: 3 parcelas se comprovar no mÃnimo 6 meses trabalhados; 4 parcelas se comprovar no mÃnimo 12 meses trabalhados; 5 parcelas a partir de 24 meses trabalhados.
Os trabalhadores demitidos entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009, em setores afetados pela crise financeira internacional, terão direito ao seguro-desemprego ampliado em sete parcelas.
pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação; pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e.
Quem tem direito ao seguro-desemprego
Ter sido demitido sem justa causa; Não ter renda necessária para o sustento da famÃlia; Não receber nenhum benefÃcio previdenciário, de prestação continuada, com exceção de auxÃlio-acidente, auxÃlio-suplementar e abono de permanência em serviço.
42 curiosidades que você vai gostar
É possÃvel solicitar o seguro-desemprego de forma presencial ou online. De forma presencial, o trabalhador precisa comparecer a uma das unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE). Antes, porém, é necessário agendar um atendimento por telefone através do número 158.
Como solicitar o seguro-desemprego?Portal Gov.br.Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões Android ou iOS.Presencialmente, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, após agendamento de atendimento pela central 158.
Quanto tempo de trabalho preciso para ter seguro-desemprego em 2022? Segunda solicitação: é preciso ter recebido salário por pelo menos 9 meses durante os 12 meses anteriores à data da demissão; A partir da terceira solicitação do seguro: necessário ter recebido salário nos 6 meses anteriores à data da demissão.
Já está em vigor o novo valor do salário mÃnimo de 2022. De acordo com a publicação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia de 2021, o SM agora é de R$ 1.212, um aumento de 9,24% em relação ao anterior, que era de R$ 1,1 mil.