A Anunciação, ou L’annunciazione, em italiano, é um óleo sobre painel de Leonardo da Vinci, pintado entre 1472 e 1475, com 98.4 × 217 cm de dimensão.
Representando o arcanjo Gabriel no momento que anunciava a Maria que fora escolhida pelo Senhor para ser a mãe de Jesus, seu filho, de acordo com o evangelho de Lucas 1:26. O trabalho ficou oculto até 1867 quando foi transferido de um convento próximo a Florença para a Galeria degli Uffizi, também em Florença.
A Anunciação, também conhecida como Anunciação da Virgem Maria, é a celebração cristã do anúncio pelo Arcanjo Gabriel para a Virgem Maria que ela seria a mãe de Jesus Cristo.
Essa é uma obra humanista, visto que a Virgem Maria não é retratada de forma submissa, e sim de maneira a entender o papel da humanidade na vida de Jesus Cristo. A pintura retrata a paixão de Leonardo Da Vinci pela natureza, já que o artista pintou um belo gramado, árvores e grandes embarcações ao fundo.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
20 curiosidades que você vai gostar
Este retábulo de Fra Angelico é uma ilustração perfeita do estilo do início da Renascença, cujos pioneiros viveram em Florença no século 15. Ele oferece uma interpretação viva e vigorosa da Anunciação.
Principais características do estilo artístico:
- Presença, em suas pinturas, de uma atmosfera de contos de fadas (uma das características do estilo artístico gótico). - Preferência por temas religiosos, principalmente ligados ao Cristianismo.
Hoje, celebramos a festa da Anunciação do Senhor. O evangelho desta festa é tirado de Lucas 1,26-38. A cena que Lucas descreve é comovente: Maria recebe a visita do anjo Gabriel.
O dia 25 de março é marcado pela comemoração da solenidade da Anunciação do Senhor. A data, celebrada pela Igreja Católica nove meses antes do Natal, recorda o dia em que Maria, mãe de Jesus, deu seu sim ao anjo Gabriel e concebeu a gravidez. O anúncio feito a Maria aparece na Bíblia no livro de Lucas.
O profeta Isaías, que viveu 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, profetizou: “A Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado: Deus conosco”. (Is 7, 14). No exato momento da anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Santa Maria, a profecia anunciada por Isaías adentrou em seu cumprimento imediato.
De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois. O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus.
São Jerónimo ou Jerônimo no deserto é uma pintura de Leonardo da Vinci. Na época da pintura desta obra Leonardo da Vinci estava em Milão, contudo deixou um trabalho inacabado, mas que mesmo assim nos revela algumas das características essenciais do artista.
O afresco, considerado por muitos como sua obra-prima, marca o uso sistemático da perspectiva linear, possivelmente desenvolvida com a ajuda de Brunelleschi.
Técnicas renascentistas
O artista mais proeminente do sfumato foi Leonardo da Vinci, e seu famoso quadro Mona Lisa apresenta essa técnica. Leonardo da Vinci descreveu o sfumato como: "sem linhas ou fronteiras, na forma de fumaça ou para além do plano de foco".
Prior do Convento de Fiesole entre 1448 e 1450, continuou a trabalhar em Roma e Florença.
No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria. Ela passa a viver em sua casa e o ajuda a cuidar de seus filhos menores, Tiago e Judas, até completar a idade de 14 anos e meio, quando ela poderá se casar.
De acordo com alguns relatos apócrifos, São José teria aos 40 anos de idade casado com uma mulher chamada Melcha, com quem viveu 49 anos e de quem teve seis filhos, um dos quais era Tiago, o Menor, "o irmão do Senhor".
E é ela que aparece nesses textos, no lugar do termo “primos”. Estaria aí, segundo alguns pesquisadores, uma prova de que Maria teve outros filhos além de Jesus. Há quem arrisque até o nome de pelo menos 4: Tiago, José, Judas e Simão.
O anjo Gabriel foi o grande anunciador da Salvação que Deus veio dar ao homem e Maria, a cheia de graças, foi a escolhida para ser a detentora desta grande revelação de Deus.
São Miguel é considerado um dos mais poderosos anjos e o mais famoso dos guerreiros de Deus contra o mal. Junto com os arcanjos Gabriel e Rafael formam a mais alta hierarquia dos anjos.
O Arcanjo Gabriel nas maiores religiões
Na religião Cristã, ele é o anunciador da vinda Palavra, que anuncia a encarnação do Verbo de Deus, que traz a justiça e a verdade, mas também o amor e a fraternidade.
Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1-11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Pão da Vida.Cristo.Rei dos Judeus.Cordeiro de Deus.Luz do Mundo.Logos (Verbo)Senhor (Kyrios)Filho de Deus.
Como mudar a cor do gráfico no LibreOffice Calc?
Como funciona a escala 24 horas?
Como funciona uma célula Eletroquímica?
Como alterar a cor do fundo do Story?
Como funcionam as folgas de quem trabalha 12x36?
Qual é o diferencial entre os padrões de cores RGB e Rgba do CSS?
Como mudar a cor do hyperlink?
Como inserir escala linear no Google Forms?
Como usar escala menor melódica?
Como alterar a cor da tela do Windows?
O que é preciso para ser um engenheiro de software?
Como colocar Fundo Google Docs?
Como colocar termômetro em forno iglu?
O que é e como funciona a economia?
Como devolver um produto pelo Netshoes?