Quem trabalha em altura tem direito a adicional de periculosidade?

Pergunta de Soraia Alice Macedo Gomes Assunção em 31-05-2022
(42 votos)

O trabalho em altura não se enquadra nas hipóteses legais de direito à percepção do adicional de periculosidade. A NR 35 apenas estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, com a finalidade de garantir a segurança dos trabalhadores, não fixando direito ao pagamento do adicional.

Quem trabalha em altura tem direito a receber periculosidade?

O trabalhador em altura tem direito ao adicional de periculosidade? Não há, na NR 35, previsão de pagamento de adicional de periculosidade. A norma institui requisitos de segurança para serem seguidos pelos trabalhadores e empresas que exercem essa atividade.


Quais as profissões que têm direito ao adicional de periculosidade?

Agora vamos ver algumas profissões que dão direito ao adicional de periculosidade:motoboy.eletricista predial.engenheiro elétrico.vigilante/segurança.cabista de rede de telefonia e TV.profissional da escolta armada.

Quem tem direito ao recebimento de adicionais de insalubridade e periculosidade?

Se as atividades forem consideradas perigosas (inflamáveis, explosivos e eletricidade), tem direito à periculosidade. Se as atividades a expõe a agentes insalubres, tem direito ao adicional de insalubridade.

O que diz a lei sobre trabalho em altura?

35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. 35.1.3 Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos Órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com as normas internacionais aplicáveis.

TRABALHO EM ALTURA DÁ DIREITO AO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE?


17 curiosidades que você vai gostar

Qual NR fala de altura?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

Qual a idade limite para trabalho em altura?

Marcelo monteiro • Prezado Alexandre, existe um manual emitido pelo MTE, onde ressalta que a partir dos 40 anos o trabalhador começa a ter perda de massa muscular e reflexos, por isso a recomendação da restrição em trabalho em altura, caso deseje posso scanear e lhe enviar a recomendação.

Quais atividades são consideradas periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.

Quais são as atividades que recebem os adicionais de periculosidade e de insalubridade?

Como exemplo cita-se o uso de explosivos, inflamáveis, substâncias radioativas ou ionizantes, atividades de segurança pessoal e patrimonial que exponham o empregado a roubos, etc. A periculosidade é definida nos artigos 193 a 196 da CLT e na NR nº 16 do MTE. O adicional é correspondente a 30% sobre o salário-base.



Outras questões

Como trabalhar com diferentes gêneros textuais?

Quais os nomes das fobias?

O que trabalhar no projeto de leitura?

Como cadastrar os produtos com o leitor de código de barras?

O QUE É Lei cultura?

Como trabalhar com cantigas de roda?

O que provoca fascite plantar?

Como usar uma DIV HTML?

Qual a importância de trabalhar o nome na educação infantil?

Qual a ordem que aparece essas palavras no dicionário?

Como ensinar dinheiro na educação infantil?

O que é uma linha do tempo?

Como faz o som da letra L?

Como iniciar uma conversa mais quente?

Como trabalhar com livros na educação infantil?

Qual é o nome da Zoe?

É legal a prisão decorrente de flagrante preparado?

Para que serve o suco de uva Aurora?

Onde cada animal mora?

Como trabalhar o tema entrevista em sala de aula?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com