Predicação verbal ou transitividade verbal é a relação de dependência entre o verbo e seus complementos.
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. ... À Milena é um complemento, por sua vez, com preposição, logo, indireto.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.
28 curiosidades que você vai gostar
Exemplos de verbos intransitivosVerbo nascer;Verbo morrer;Verbo viver;Verbo voltar;Verbo chegar;Verbo andar;Verbo chorar;Verbo cair;
Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja. ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.
verbo transitivo indireto e predicativo Permanecer, durante um tempo, em determinada situação: após o jogo, esteve sempre deitado; estava em último ao deixar o campeonato.
O verbo estar é um verbo irregular. Na sua conjugação, há alterações no radical e nas terminações, como: eles estão, que ele esteja, se eu estivesse.
Estou vem do verbo estar.
* Os verbos, ser, estar, permanecer, ficar e continuar classificar-se-ão como intransitivos quando indicarem posição do sujeito em um dado lugar.
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.
Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).
Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente. Veja alguns exemplos de objeto indireto: Ruan não confia em seus irmãos.
O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.
Do ponto de vista da semântica, o objeto indireto é o ser ao qual se destina a ação verbal. ... O objeto indireto pode ser formado por substantivo, ou pronome substantivo, ou numeral, ou ainda, uma oração substantiva objetiva indireta.
verbo transitivo direto e intransitivo Possuir a capacidade ou a oportunidade de: podemos fazer o trabalho; mais pode o tempo que a pressa. verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Exercer influência sobre algo ou alguém: ele pode nadar muitos quilômetros; o diretor pensa que pode.
Exemplos de verbos intransitivos
Verbo nascer: Minha filha nasceu! ... Verbo cair: Minha avó caiu. Verbo sofrer: Chega de sofrer! Verbo chorar: Aquele bebê só chora!
O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos:um verbo que indica uma ação.um nome que indica uma qualidade ou estado.
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.
O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). ... Ao mesmo tempo que esse tipo de predicado indica a ação do sujeito, ele informa sua qualidade ou estado.
* O verbo “ser” pode também ser intransitivo quando se referir ao sentido de realizar-se, ocorrer, estando sempre acompanhado de um adjunto adverbial de tempo ou lugar.
1. Achar-se em certas condições ou em determinado estado (ex.: a caixa está danificada; ele está uma pessoa diferente; estou sem paciência; está claro que há divergências entre nós).
Como os colonizadores fizeram para impor a língua portuguesa como idioma preferencial?
O que é bom para tirar espinho do pé?
Como desfocar foto no Lightroom celular?
Como os bolcheviques tomam o poder?
Como tirar um membro do Cadastro Único?
Como a religião católica comemora a Páscoa?
Como tirar o alargador número 2?
Como remover toques do celular?
Como se chama a pessoa que muda de ideia toda hora?
Como colocar alerta de blitz no Waze?
Como é o nome da pessoa que só acredita vendo?
Como tirar alguém do inventário?
Como se chama a pessoa que não tem esperança?
Como saber se você é uma pessoa empática?