Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. “Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal. Trabalhar, constituir família. Não tem nenhuma contra-indicação em relação a isso.
Moléstias como esquizofrenia e bipolaridade podem encurtar a vida entre dez e vinte anos. Redução é de oito a dez anos para tabagistas. Doenças mentais sérias podem encurtar a vida em até vinte anos.
Pacientes com esquizofrenia não são perigosos
“Durante as crises, especialmente naquelas em que o paciente se sente perseguido, pode haver comportamento agressivo, mas na maior parte das vezes, o esquizofrênico não oferece risco aos outros”, afirma Aratangy.
A pessoa com esse transtorno mental pode sim morar sozinha. A esquizofrenia não tem cura, mais sim um controle. Muitos esquizofrênicos acreditam que quando são internados em clínicas e hospitais psiquiátricos, perdem a esperança de uma qualidade de vida melhor.
É imprescindível que pessoas com o distúrbio realizem tratamento para manter os sintomas sob controle. “A esquizofrenia tende a ficar mais grave com o passar do tempo. Este agravamento é mais intenso se o paciente não faz o tratamento corretamente”, afirma a psiquiatra Luciana Staut.
25 curiosidades que você vai gostar
Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.
Não existem fatores psicológicos ou ambientais que causam a esquizofrenia, mas sim fatores de vida que são gatilhos para o início das alterações cerebrais da doença. Várias substâncias químicas, denominadas de neurotransmissores, estão alteradas no cérebro do esquizofrênico, principalmente dopamina e glutamato.
Foi reportado o uso benéfico de diferentes plantas para o tratamento de sintomas da esquizofrenia incluindo: Erva de São João (Hypericum perforatum) para o tratamento de desordens afetivas e depressão; Valeriana (Valeriana officinalis) para ansiedade e epilepsia; Ginkgo biloba em casos de demência e déficit de memória; ...
Tratamento bem feito pode permitir relação amorosa envolvendo esquizofrênico. Mesmo assim, a médica afirma que existe uma pequena possibilidade de uma pessoa com esquizofrenia se envolver em um relacionamento amoroso. Para isso, é preciso que os sintomas sejam amenizados significativamente pelo tratamento.
Como saber quem é o fabricante do meu computador?
Quando será pago precatório 2021?
Pode ter mais de uma esposa em Skyrim?
Como faço para me casar em Las Vegas?
Como saber as fases e componentes?
Como futebol se tornou popular no Brasil?
Como fazer Tapa-olho de cavalo?
Como saber quantas parcelas vou receber do auxílio maternidade?
Como ver quantas mensagens tenho com alguém no WhatsApp?
Como os russos chamam as montanhas russas?
Como calcular quantas pessoas sentadas cabem em um espaço?
Quem é o dono da casa das apostas?
Como saber quantas parcelas falta do consórcio Honda?
Como colocar 1 ano e 1 mês de namoro?
Quais são os modelos de armação de óculos?
Como o Geografo francês Vidal de la Blache define a Geografia?