Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.
A Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A rede prioriza o acesso ao pré-natal de qualidade, a garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, a vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro, segurança na atenção ao parto e nascimento, atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses com qualidade e ...
Público-alvo: mulheres que tiveram parto pelo SUS.
A Portaria Nº 4.459 de junho de 2011 institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde a Rede Cegonha. Algumas de suas características são: o respeito à diversidade cultural, étnica e racial, a participação e mobilização social e a promoção da saúde e da equidade.
Pré-natal; Puerpério e atenção integral à saúde da criança; Sistema logístico, transporte sanitário e regulação.
A gestante deve estar fazendo Pré-natal em uma unidade primária de saúde e ter sido cadastrada no Programa Cegonha Carioca.
Em 2011, o MS lançou a Rede Cegonha (RC), normatizada pela Portaria nº 1.459, com o objetivo de ampliar o acesso e melhorar a qualidade da atenção pré-natal, a assistência ao parto e ao puerpério e a assistência à criança com até 24 meses de vida (BRASIL, 2011e).
Os Municípios que não contam com serviços próprios de atenção ao parto e nascimento, incluídos os exames especializados na gestação, poderão aderir a Rede Cegonha no componente PRÉ-NATAL desde que programados e pactuados nos Colegiados de Gestão Regional (CGR).
VII – a compatibilização com as atividades das redes de atenção à saúde materna e infantil em desenvolvimento nos Estados. São objetivos da Rede Cegonha:
A Rede Cegonha tem como princípios: I -o respeito, a proteção e a realização dos direitos humanos; II – o respeito à diversidade cultural, étnica e racial;
Na sequencia, foram realizadas análises do referencial teórico da OMS e da OPAS e a sua aplicação na Rede Cegonha, assim como o processo de implantação dessa Rede no decorrer de dois anos de existência. Por fim, foram analisados os pontos fortes, os frágeis, as oportunidades e as ameaças desta rede.
Como limpar aromatizador elétrico?
Como proteger um PDF por senha?
Como faço para tirar o amarelado do couro?
Como saber se está na hora de tirar o dente de leite?
Como proteger planilha Google com senha?
Como proteger a porta do banheiro de água?
Quantos dias sai o resultado da perícia judicial?
Como deixar o chinelo branco limpo?
Qual a importância das informações contidas nos rótulos dos alimentos?
Como saber se tenho bipolaridade teste?
Como saber se sou uma pessoa invejosa?
Como limpar os dados do app Caixa tem no iPhone?
Como fazer a limpeza de persianas rolô?
Como proteger a pintura do veículo que fica no tempo?
Como clarear cuia de chimarrão?
Como prorrogar parcelas Santander?