Qual o momento certo de tirar o dente de leite? Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair no período entre 4 e 6 anos de idade. Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança.
Nada de amarrar uma ponta de um fio no dente e a outra na maçaneta da porta, por exemplo. Assim que o dentinho começar a amolecer o ideal é que os pais comecem a incentivar a criança a tirá-lo. Recomenda-se que, diariamente, ela massageie a área da gengiva próxima ao dente mole.
“As indicações para extração de terceiros molares são processos de dor, inchaço recorrente e infecção”, explica o profissional. Muitas vezes o processo de inflamação ou infecção na gengiva é um reflexo da higiene bucal incorreta.
Quais são sinais comuns de que o siso está atrapalhando?
Entretanto, em casos mais específicos – como quando o dente permanente irrompe e o de leite ainda não amoleceu – o auxílio profissional pode ser necessário. O ideal é que não se force a extração desse dente não amolecido, pois como pode ainda haver raiz, corre-se o risco de fratura, em que a criança sente muita dor.
A odontopediatra Bia Queiroz explica que quando o dente fica mole, normalmente cai sozinho, naturalmente. “O único motivo para preocupação é se por acaso o permanente desvia do caminho original e aparece em outro local, aí muitas vezes o dente de leite vai precisar ser extraído no consultório”, explica a dentista.
É importante destacar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele já estiver bem mole é possível estimulá-lo a sair naturalmente. Balançar de um lado para o outro ou comer alimentos rígidos para incentivar a mastigação, como maçã e cenoura, são dicas para essa etapa.
Para tratar, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura, associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.
As primeiras 24 horas são as mais importantes, pois é nesse período que se desenvolve um coágulo no local do dente removido, que ajuda na cicatrização, mas os cuidados podem ser mantidos por 2 a 3 dias, ou de acordo com as indicações do dentista.
Se o dente do seu filho estiver solto e pronto para cair, há vários Passos que você pode seguir para garantir que a extração seja indolor e sem o risco de infecções. Balance o dente. Tirar um dente antes de ele estar pronto pode causar dor desnecessária, sangramento e infecção.
Quando o dente estiver pronto para sair, deve ser fácil girá-lo sem dor. Caso sinta dor ao puxar o dente ou se ele não se mover ao aplicar uma leve pressão, continue soltando-o um pouco mais. Caso contrário, puxar o dente poderá ser bastante doloroso.
Você também pode chupar gelo depois de arrancar o dente para ajudar a aliviar a dor. Chupe algumas lascas de gelo logo antes de tentar arrancar o dente. Isso deve anestesiar a área e facilitar a extração. Tente chupar alguns cubos de gelo durante o dia para ajudar a aliviar a dor depois de arrancar o dente.
A lei da gravidade foi descoberta por quem?
Quem recebe pensão por morte recebe até quantos anos?
O que significa empoderamento?
O que é calistenia e qual seu objetivo?
Tem como processar a Caixa Econômica Federal?
Qual o valor mínimo para se investir em ações?
Como fica a pontuação da CNH na pandemia?
Qual o bruxo mais forte de The Originals?
O que significa irmandade na Bíblia?
Quanto à TV Globo paga a cada time?
Qual a diferença YouTube Music e YouTube Premium?
O que significa ser uma nação?
Quais são os dois grupos religiosos que lutaram entre si na Irlanda?