Segundo o ECA, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”.
Todos os cidadãos têm direito à educação. Com ela, o brasileiro pode vislumbrar uma vida livre da pobreza e ter mais participação na sociedade, por meio da qualificação para o trabalho.
Como qualquer cidadão, a pessoa com deficiência tem direito à educação pública e gratuita assegurada por lei, preferencialmente na rede regular de ensino e, se for o caso, à educação adaptada às suas necessidades em escolas especiais, conforme estabelecido nos artigos.
Política Educacional
A Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, afirma que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”.
Resumo: O texto constitucional assegura que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser garantida uma educação digna, gratuita, pública e de qualidade, sendo este considerado como um direito fundamental assegurado a todos os cidadãos.
43 curiosidades que você vai gostar
Toda pessoa tem o direito de ter acesso à escola. Toda pessoa tem o direito de ter acesso à saúde. Toda pessoa tem o direito de praticar a religião que escolher. Toda pessoa tem o direito de ter acesso ao trabalho, sem discriminação por doença, deficiência, sexo, cor, religião.
Quais são os direitos fundamentais
5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).”
O nível de instrução foi estimado para as pessoas de 25 anos ou mais de idade, pois pertencem a um grupo etário que já poderia ter concluído o seu processo regular de escolarização. O acesso à Educação de qualidade é direito fundamental para o desenvolvimento da cidadania e ampliação da democracia.
Suspensão de aulas presenciais foi uma das causas
Em 2020, o número de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos fora da escola passou para 1,5 milhão. A suspensão das aulas presenciais, somada à dificuldade de acesso à internet e à tecnologia, entre outros fatores, fez com que esse número aumentasse ainda mais.
Qual a estrutura do ácido málico?
Quais são as principais características da troposfera?
Como identificar um advérbio de lugar?
O que o cego foi fazer no banco?
Quem pode matar o Thor Ragnarok?
Qual a melhor ferramenta para gerenciamento de projetos?
Quantas cirurgias Khloé Kardashian tem?
Qual o horário em que a energia é mais barata?
Qual a natureza da conta adiantamento de clientes?
Qual é o artigo da perturbação?
Quais são os requisitos de validade do negócio jurídico?
Que remédio caseiro é bom para gastrite?
O que é um hospital filantrópico?
Quais são os 4 tipos de parada cardíaca?
Qual o melhor aplicativo de lembrete para Android?
Quantas e quais são as diferenças entre o arrependimento posterior e o eficaz?