A Lei nº 8.112/90 prevê que o servidor público federal tem direito subjetivo de ser removido para acompanhar seu cônjuge/companheiro que tiver sido removido no interesse da Administração.
O QUE É? É a licença que poderá ser concedida ao servidor por prazo indeterminado, sem remuneração ou com exercício provisório, para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.
Licença concedida ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, por prazo indeterminado, sem remuneração.
É a mudança de setor do(a) servidor(a) realizada dentro da mesma lotação geral. A lotação corresponde a unidade organizacional a que o(a) servidor(a) está vinculado administrativamente e onde ele desempenha suas atividades e atribuições de seu cargo.
A licença para tratar de interesses particulares é uma licença não remunerada concedida ao servidor estável, observado o interesse da Administração, pelo prazo de até 3 (três) anos consecutivos.
A licença não remunerada não é um direito do colaborador, embora seja concedida em seu benefício. Isto significa que ela acontece quando há comum acordo entre a empresa e o colaborador. A empresa é que define a duração da licença e outras condições que julgar necessárias.
Licença concedida ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo, por prazo indeterminado, sem remuneração.
“[...] Licença para acompanhar o cônjuge. Preenchidos os requisitos legais, o servidor faz jus à licença para acompanhar o cônjuge de que cuida o § 2º do art. ... 84 da Lei 8.112/90.
A relotação acontece quando o servidor se desloca para outro órgão – observando o interesse da administração pública. Esse ato é permitido entre entidades da mesma natureza jurídica (exemplo: dentro do Poder Executivo) e é bastante comum nos ajustes do quadro de pessoal em função da extinção ou criação de novos órgãos.
O que é alteração de lotação? A lotação corresponde ao órgão a que o servidor está vinculado administrativamente e onde ele desempenha o seu ofício. A designação do local de lotação de servidores é um ato de decisão da Administração, que analisa critérios de conveniência e oportunidade.
Como tirar cravos ao redor dos olhos?
O que fazer com trinca na parede?
Em que ep o Baby Yoda aparece?
Como saber se vou receber o auxílio emergencial?
Quais os materiais necessários para fazer um aterramento de proteção elétrico?
Como tirar cola de madeira em tecido?
Como eliminar cravo-branco do rosto?
Como preparar o solo para plantar feijão?
O que é bom para cravo inflamado nas costas?
Como preparar a terra para plantar flor-de-cera?
Como tirar cravos do nariz dermatologista?
Como preparar o solo para produzir milho?
Como acabar com rangido de madeira?
Como saber o tempo certo para colher a beterraba?