Em seu relatório deste ano sobre o desenvolvimento humano, a ONU comprova que a globalização está concentrando renda: os países ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres. Há muitos motivos para isso. Alguns deles: a redução das tarifas de importação beneficiou muito mais os produtos exportados pelos mais ricos.
A população dos países industrializados é a que mais se beneficia economicamente da globalização, aponta um estudo da Fundação Bertelsmann, da Alemanha, divulgado nesta sexta-feira (08/06). ... A Suíça lidera o ranking de beneficiados pela integração global, seguida por Japão, Finlândia, Irlanda, Israel e Alemanha.
Em conclusão, estes dados nos mostram que a globalização tem empobrecido países e ampliado a pobreza, a exclusão e as iniqüidades econômicas e sociais. Estas, por sua vez, repercutem pesadamente sobre a saúde de indivíduos e da população como um todo.
Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.
O estado e a globalização
Para os países em desenvolvimento ou os subdesenvolvidos, a globalização significa maior endividamento, perda do controle sobre seus recursos naturais e o poder de barganha no competitivo mercado internacional.
17 curiosidades que você vai gostar
Tendo em conta que o fenómeno da globalização levou a uma maior integração dos mercados internacionais e à abertura das economias nacionais ao comércio internacional, e que, nas últimas décadas, segundo alguns autores, se assiste ao aumento da desigualdade na repartição do rendimento, tanto nos países desenvolvidos, ...
Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços, o surgimento de blocos econômicos e a diminuição das barreiras comerciais.
Como origem de um movimento econômico/financeiro, a globalização gerou reflexos na sociedade e, por conseguinte, gerando forte impacto no aumento do desemprego, na desregulamentação e na flexibilização dos direitos trabalhistas.
“Na antiguidade, por exemplo, todo mundo era igualmente pobre. Na medida em que alguns indivíduos e países ficaram mais ricos, surgiu a desigualdade. Então, é a riqueza que gera a desigualdade. Não no sentido de gerar pobreza, mas no sentido de que algumas pessoas ficam mais ricas”.
As mudanças que acontecem no mundo econômico, político e social, ocorrem, sem controle, e afetam a sociedade, de maneira rápida e brutal. A globalização produz efeitos positivos e negativos na sociedade, nas organizações e neste caso, nos empregados, que nas suas relações de trabalhos passam por diversas alterações.
Quando a análise é desagregada por regiões, pode-se identificar que a globalização implica em melhora na desigualdade na região Sul, mais desenvolvida, e piora na desigualdade na região Nordeste, menos desenvolvida. No geral, há melhora na desigualdade, mas um desequilíbrio regional persistente.
Pontos positivos e negativos da globalizaçãoOferece vantagem a empresas na competição internacional;Favorece o investimento;Favorece empresários que queiram exportar;Reduz o preço de alguns produtos, devido a grande quantidade de concorrência;Amplia a quantidade de mercadorias à disposição do consumidor;
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
Lato sensu, pobreza relaciona-se diretamente a privações, já a desigualdade refere-se, a princípio, a uma posição de desvantagem em relação à riqueza média de um país, podendo implicar ou não em privação.
De acordo com o professor de Ciência Política do Ibmec-MG e PhD em Teoria Política e Econômica pela Universidade de Genova, Adriano Gianturco, “a pobreza é um conceito absoluto no que se refere aos indivíduos, e a desigualdade se compara aos outros”. ... Então, é a riqueza que gera a desigualdade.
As consequências da pobreza incluem o aumento do preconceito para com a população marginalizada, a fome e o crescimento dos índices de violência.
No mundo globalizado a substituição da mão-de-obra pelas máquinas e pelo elevado desenvolvimento da informatização tem gerado um aumento muito significante do desemprego e da exclusão social, pois uma minoria da humanidade detém poderes, propriedades e privilégios enquanto uma maioria vive em situações que ferem a sua ...
Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais. - Facilidade de especulações financeiras, causando problemas para as finanças, principalmente dos países em desenvolvimento.
Na sua nova etapa, a globalização definitivamente consolidada com o avanço tecnológico, diminuiu a importância da matéria-prima e da mão-de-obra direta, ampliando as desigualdades sociais, trazendo como resultados o desemprego, o "dumping social", a pobreza e a escravidão.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
A globalização também leva a fusões e reestruturações de empresas, mudanças de capital e de unidades de produção para outros países onde a mão-de-obra é mais barata, em geral mantendo o controle administrativo, a distribuição e o marketing nos seus países de origem.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Os países desenvolvidos são os principais beneficiados pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.
O que é a globalização:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
A Globalização é um processo de ausência ou diminuição de barreiras econômicas e imigratórias entre os países. Está caracterizada pelo aprofundamento das relações econômicas, sociais, culturais e políticas entre os povos do mundo.
Quais as principais diferenças anatômicas entres as vértebras C3 C4 e C6 C7?
Como adaptar lente de contato multifocal?
Como tomar o fluconazol 2 cápsulas?
Como tomar amoxicilina de 500 para dor de dente?
Qual melhor horário para tomar Cardarine?
O que passar em picadas de pulgas em humanos?
Em qual Constituição foram garantidos os direitos humanos no Brasil?
Quantos filhotes nascem do elefante?
Qual elemento da linguagem visual desenvolve o volume e dimensão?
Como os egípcios viam a figura do faraó?
Qual é a relação entre economia sociedade e ambiente natural?
Qual são os deuses dos egípcios?
Como os cachorros e gatos se comunicam?
Como os elefantes cuidam dos seus filhotes?
Como foi a extinção dos dinossauros segundo a Bíblia?