O termo seringueiro era, inicialmente, o único usado para designar todos aqueles que se dedicavam à exploração da Hervea, mas depois, sutilmente, aquele mais abastado que empregava os demais ou tinha qualquer domínio sobre eles, passou a ser denominado seringalista.
Como base da economia gomífera no ciclo da borracha, o sistema de aviamento não pode ser pensado sem seus principais elementos: o seringal, o seringalista e o seringueiro. O seringal era formado por uma espécie de barracão, onde moravam os “patrões” e algumas famílias de trabalhadores, formando um vilarejo.
O regatão quebrava o isolamento e levava as cartas dos parentes que viviam nas localidades, às margens dos rios. Ele passou a ser o único fornecedor das famílias remanescentes dos seringais abandonados pelos seringalistas, e assim foi se tornando compadre, padrinho, sócio ou patrão.
O regatão é um comerciante ambulante que viaja entre centros regionais e comunidades rio acima, comercializando mercadorias para pequenos produtores caboclos e comerciantes do interior em troca de “produtos regionais”, agrícolas e extrativistas.
Os seringueiros são trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras, árvores com ocorrência principalmente na floresta amazônica. Possuem um modo de vida integrado à natureza, dependendo dela não apenas para exercício de sua atividade produtiva, mas para sua subsistência como um todo.
27 curiosidades que você vai gostar
Os primeiros a descobrir e fazer uso das propriedades da borracha foram os índios centro-americanos, entretanto, foi na Floresta Amazônica que se desenvolveu a atividade de extração da borracha, a partir da Seringueira (Havea brasiliensis), uma árvore pertencente à família das Euphorbiaceae, também conhecida como “ ...
Atualmente, os seringueiros possuem principalmente o perfil de mestiços e índios, e realizam um extrativismo diversificado de produtos da floresta além do látex, tanto para consumo quanto para venda, com destaque para a Castanha do Brasil.
1. Aquele que é amigo de regatear no preço. 2. [Portugal: Bairrada] Negociante de porcos ou leitões.
O sistema de aviamento foi um termo oriundo de estudos na Amazônia e refere-se a um sistema de mercadorias antecipadas por meio de crédito. Este método foi empregado sobretudo no período colonial e se consolidou no período do Ciclo da Borracha, como forma de comércio empregando o sistema de crédito.
Quais os benefícios do Lansoprazol?
Como montar minha Build Mobile Legends?
Como tirar cola do piso de vinil?
Qual a função do lubrificador de ar?
Quanto custa para montar um roupeiro?
Qual o imposto no resgate do PGBL?
Como funciona internato no Brasil?
Como escrever uma história de casamento?
Como faço para participar de um leilão?
Como estruturar uma área de tecnologia?
Qual o custo de um frango de corte?
Como funciona o ingresso cortesia do Wet Wild?
Como funciona o PPR de uma empresa?