O art. 327, § 1º, do Código Penal equipara ao funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública.
327 - Considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública.
Segundo as disposições constitucionais em vigor, servidores públicos são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, estados, Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas ...
Quais são as espécies de peculato?Peculato-apropriação (artigo 312, caput, primeira parte);Peculato-desvio (artigo 312, caput, segunda parte);Peculato-furto (artigo 312, §1º);Peculato-culposo (artigo 312, § 2º e 3º);Peculato-estelionato (artigo 313);Peculato eletrônico (artigos 313-A e 313-B).
Compete ressaltar que aquele que exerce uma atividade transitória de auxílio ao aparato estatal, o munus público, não é considerado para efeitos penais funcionário público. Assim , afastando da incidência típica está o síndico, o inventariante dativo, dentre outros que exercem essas atividades atípicas.
18 curiosidades que você vai gostar
Estagiário informal ou voluntário, estando na repartição pública, exerce função pública, daí por que é considerado funcionário público para os efeitos penais. Já os tutores e curadores não são considerados funcionários públicos para os efeitos penais.
Se o servidor público atua em funções e órgãos da Administração Direta, o empregado público é aquele locado em corporações associadas à Administração Indireta, como os correios e agências estatais bancárias, por exemplo.
Vamos abordar dentro da tipificação do Código Penal as espécies de peculato: apropriação, desvio, furto, culposo, estelionato e eletrônico.
O peculato-apropriação configura-se, por exemplo, quando o funcionário público fica com um bem que recuperou em uma operação policial. Já o peculato-desvio ocorre quando aquele funcionário público dá um destino diferente ao dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel que tenha a posse também em razão do cargo.
Quais carros têm o motor EA111?
Porque a densidade da água é menor no estado sólido?
O que pode ser usado no lugar do primer?
Qual a fórmula molecular do But 2 Eno?
É possível pagar uma conta só com o código de barras na lotérica?
Pode usar incenso em ambiente fechado?
Quais os dois tipos de produtos de software?
Como calcular o valor do capital próprio?
Quando compro um produto posso devolver?
Qual o efeito da expansão monetária na taxa de juros?
Quantas toneladas o Antonov consegue carregar?
Como saber o valor do IPVA de um veículo PR?
Porque minha sobrancelha não cresce?
Como ativar o tecido adiposo marrom?
O que é bom para tirar bafo de cerveja?
Qual o legume que tem mais proteína?
Quando a cólica é preocupante?
Qual a importância da 2 3 DPG no que se refere a função da hemoglobina?